As “traições” de Vanderlei – um documentário sobre o artista popular, sua pintura e regras da arte

  • Eliska Altmann Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Resumo

Resenha sobre o curta-metragem "Vanderlei" (2016), dirigido por Lígia Dabul e Lucca Fresia"

Biografia do Autor

Eliska Altmann, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Núcleo de Experimentações em Etnografia e Imagem (NEXTimagem). Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Referências

Altmann, E. Verdade, tempo e autoria: três

categorias para pensar o filme etnográfico. Revista

Anthropológicas, v. 20, pp. 57-79, 2009.

BARBOSA, A.; CUNHA, E. T. Antropologia e imagem.

Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

BAZIN, A. O Cinema – ensaios. São Paulo: Ed.

Brasiliense, 1991.

BECKER, H. Art Worlds. University os California Press,

Berkeley, Los Angeles, London, 1982.

BÉRA, M. e LAMY, Y. Sociologie de la culture. Paris:

Armand Colin/VUEF, 2003.

BOURDIEU, P. “Éléments d’une théorie de la perception

artistique”. In Revue internationale de Sciences sociales,

v. 20, n. 4, pp. 640-664, 1968.

_____. Les règles de l’art: genèse et structure du champ

littéraire. Paris: Éditions du Seuil, 1998.

_____. A distinção. Crítica social do julgamento. São

Paulo/Porto Alegre: Edusp/Editora Zouk, 2007.

CAIUBY NOVAES, S. “O Brasil em Imagens: Caminhos

que Antecedem e Marcam a Antropologia Visual no

Brasil”. In: Duarte, L. F. D. Horizontes das ciências

sociais no Brasil: antropologia. São Paulo: ANPOCS,

Discurso Editorial, 2010.

DARRÉ, Y. “Esquisse d’une sociologie du cinema”. In

Actes de la recherche en sciences sociales, 161-162,

mars. pp. 122-136, 2006.

FELDMAN-BIANCO, B. e LEITE, M. M. Desafios da

Imagem: Fotografia, iconografia e vídeo nas Ciências

Sociais. Campinas: Ed. Papirus, 2001.

GONÇALVES, M. A. O Real imaginado – etnografia,

cinema e surrealismo em Jean Rouch. Rio de Janeiro:

Topbooks, 2008.

_____. e HEAD, S. (org.). Devires imagéticos: a

etnografia, o outro e suas imagens. Rio de Janeiro:

Faperj/ 7Letras, 2009.

HEINICH, N. Ce que l’art fait à la sociologie. Paris: Les

Éditions de Minuit, 1998.

_____. Sociologia da arte. Bauru, SP: Edusc, 2008.

HIKIJI, R. S. Imagem-violência: etnografia de um

cinema provocador. São Paulo: Coleção Antropologia

Hoje, Terceiro Nome. 2012.

KAVOLIS, V. La expresión artística: un estudio

sociológico. Buenos Aires: Amorrortu, 1970.

LE COQ, S. Raison d’artistes – essai anthroposociologique

sur la singularité artistique. Paris: L’Harmattan, 2002.

MANNHEIM, K. Sociologia da cultura. São Paulo:

Perspectiva, Edusp, 2004.

MARTINS, J. de S. Sociologia da Fotografia e da

Imagem. São Paulo: Ed. Contexto. 2008.

_____, ECKERT, C. e CAIUBY NOVAES, S. (org.) O

imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru,

São Paulo : EDUSC, 2005.

MOULIN, R. De la valeur de l’art. Paris: Flammarion,

_____. Escrituras da imagem. São Paulo : Edusp, 2004.

PEIXOTO, C. E. Antropologia & Imagem: narrativas

diversas. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.

PÉQUIGNOT, B. “La Sociologie de l’art et de la

culture”. In Berthelot, J-M. La sociologie française

contemporaine. Paris: Quadrige / PUF, 2001.

VELHO, G. (org.) Sociologia da Arte. Rio de Janeiro:

Zahar Ed.

Publicado
2016-12-31
Como Citar
Altmann, E. (2016). As “traições” de Vanderlei – um documentário sobre o artista popular, sua pintura e regras da arte. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(6). Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2654
Edição
Seção
Resenhas