Construções em fragmentos: crítica às reminiscências do colonialismo na obra de Danh Võ

  • Fábio Ozias Zuker École des Hautes Études en Sciences Sociales

Resumo

O presente artigo se encontra no ponto de encontro entre os campos da antropologia e da arte contemporânea. Trabalhamos com a instalação Untitled (Christmas in Rome – 2012), do artista vietnamita Danh Võ, para compreender, a partir dela e da história das instalações de arte, o modo como hoje se estabelece um comentário às reminiscências da situação colonial. Apresentada como ruína, fragmentos e destroços, a obra concentra diferentes temporalidades, que tornam presente o passado colonial de modo fantasmagórico.

Palavras-chave: arte contemporânea, instalações, pós-colonialismo, antropologia da modernidade

Biografia do Autor

Fábio Ozias Zuker, École des Hautes Études en Sciences Sociales
Mestre em Arts et Langages pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris)

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Publicado
2016-12-31
Como Citar
Zuker, F. O. (2016). Construções em fragmentos: crítica às reminiscências do colonialismo na obra de Danh Võ. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(6). Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2646
Edição
Seção
Artigos