Fotografia como testemunho

  • Suzane de Alencar Vieira Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Este artigo discute a questão do testemunho fotográfico a partir da relação entre fotografia e experiência da catástrofe. A fotografia constitui um discurso privilegiado sobre a catástrofe radiológica do Césio 137, desencadeado em Goiânia no ano de 1987. O testemunho fotográfico assume nesse artigo dois sentidos: a fotografia em seu aspecto de atestação, concebida como traço do “real”; e como um registro autêntico de uma experiência traumática que pode ser comunicada e compartilhada pelo sujeito fotografado, pelo fotógrafo e pelo espectador. Esse trabalho enfatiza o testemunho fotográfico como um discurso visual da dor e do trauma.

Biografia do Autor

Suzane de Alencar Vieira, Universidade Estadual de Campinas
Mestranda em Antropologia Social pela Universidade Estadual da Campinas.

Referências

Referências Bibliográficas

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Lisboa: Nova Fronteira, 2006.

DAS, V. Life and words: violence and the descent into the ordinary. California: University of California Press, 2007.

_________. Critical Events: an anthropological perspective on contemporary India. Oxford University Press, 1995.

_________. Wittgenstein and Anthropology. Annual Review of Anthropology, V. 17, 1998, p. 171-195.

DUBOIS, P. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

HARTMAN, G. Holocausto, testemunho, arte e trauma. IN: NETROVSKI, A; SELIGMANN-SILVA, M (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

PASSOS, Carlos. Siron Franco: Goiânia, Rua 57, outubro de 1987. Revista UFG, ano IX, nº1, 2007, pp. 40-43.

SCARRY, E. Body in pain: the making and unmaking of the world. Oxford: Oxford University Press, 1985.

SELIGMANN-SILVA, M. (org.). História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Unicamp, 2003.

_________. A história como trauma. In: NETROVSKI, A; SELIGMANN-SILVA, M. (orgs.). Catástrofe e representação. São Paulo: Escuta, 2000.

_________. O local da diferença: ensaios sobre memória, arte, literatura e tradução. São Paulo: Editora 34, 2005.

SONTAG, Susan. Diante da dor dos outros. (Trad. Rubens Figueiredo). São Paulo: Companhia das letras, 2003.

Referências dos documentos iconográficos

CARVALHO, Weimer. Vítima do Césio-137. 2007, 1 fot P&B. 500 X 750 pixels. Formato JPEG. Disponível em: http://br.olhares.com/vitima_do_cesio_137_foto1776825.html

DUARTE, Demian. Sem nome. 2007, 1 fot. P&B. 400 X 266 pixels. Formato JPEG. Disponível em: https://literaturadobrasil.websiteseguro.com/livro.php?livro=88&pg=13

FRANCO, Siron. Quarta Vítima, 1987. 1987 1 fot. Cor. 85 X 100 pixels. Formato JPEG. Técnica mista sobre tela, 155cm x 135cm. Disponível em:

http://www.sironfranco.com/comercio.asp?flg_Lingua=1&flg_Tipo=Q1

Publicado
2009-11-01
Como Citar
Vieira, S. de A. (2009). Fotografia como testemunho. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(1). Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2393
Edição
Seção
Artigos