O pequeno museu de mim - a vida das coisas

  • Carmen Novo

Resumo

O pequeno museu de mim - a vida das coisas é meu projeto mais recente. Criado durante minha participação na residência Écritures de Lumière, ele reúne uma série de fotografias e vídeos que contam a história de objetos.

A ideia foi criar uma coleção - daí o título "O pequeno museu..." -, de narrativas e imagens de coisas importantes nas vidas das pessoas. É como se nos apropriássemos dos significados afetivos que esses objetos adquirem ao se relacionar com aqueles que os possuem.

Para formar o "acervo", convidei voluntários a me mostrarem algo que lhes fosse importante e contar o porquê desse valor. Então, realizei um ensaio fotográfico de cada peça e gravei o depoimento, que entraria em off nos pequenos filmes que também ilustram a mostra.

Em maio, as fotografias e vídeos foram apresentados no CRDP (Centre Régional de Documentation Pédagogique d'Auvergne), em Clermont-Ferrand, e entre os meses de junho e julho, integraram a mostras Le petit musée et d'autres histoires(O pequeno museu e outras histórias), na Orangerie do Château de la Louvière, em Montluçon, França; na Galeria Quarta Parede, em São Paulo; e na Pinacoteca de São Bernardo, no ABC paulista.

Biografia do Autor

Carmen Novo
Artista Plástica
Publicado
2010-12-01
Como Citar
Novo, C. (2010). O pequeno museu de mim - a vida das coisas. PROA Revista De Antropologia E Arte, 1(2). Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/proa/article/view/2362
Edição
Seção
Galeria