James J. Putnam e as origens do diálogo entre filosofia e psicanálise: Apresentação, tradução e notas de Um apelo para o estudo de métodos filosóficos na preparação para o trabalho psicanalítico (1911)

Autores

  • Weiny César Freitas Pinto
  • Caio Padovan

Resumo

Nesta breve apresentação, nosso objetivo será o de fazer algumas considerações introdutórias a fim de contextualizar o artigo de James J. Putnam (1846-1918), ora aqui traduzido, no interior do debate entre filosofia e psicanálise. Como veremos adiante, as contribuições deste autor – por mais rudimentares que possam parecer ao leitor contemporâneo – podem ser consideradas do ponto de vista cronológico como uma das primeiras expressões da chamada “recepção filosófica da psicanálise”, tradição de pensamento que irá se desenvolver a nível internacional principalmente a partir dos anos 1920 e que, no Brasil, dará origem a partir dos anos 1980 a um vasto e fecundo campo de pesquisa, a “filosofia da psicanálise”.

Downloads

Publicado

2020-02-10

Como Citar

Freitas Pinto, W. C., & Padovan, C. (2020). James J. Putnam e as origens do diálogo entre filosofia e psicanálise: Apresentação, tradução e notas de Um apelo para o estudo de métodos filosóficos na preparação para o trabalho psicanalítico (1911). Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 3(6). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/4032