Fausto Castilho e a teoria da sensibilidade inscrita no Manual dos Cursos de Lógica Geral de Kant. Fausto Castilho and the theory of the sensibility inscribed in the Manual of the Courses of General Logic of Kant.

  • Marcos César Seneda

Resumo

Este texto parte de um problema inusitado: o de que haveria uma teoria da sensibilidade subjacente a diversos problemas explorados na longa parte introdutória do Manual dos Cursos de Lógica Geral de Kant. Embora a sensibilidade seja a contrapartida de toda exposição teórica da Crítica da razão pura, ela em geral fica obliterada em todos os comentários sobre os cursos de lógica de Kant. Mas esses cursos foram a base da longa trajetória de Kant como professor. Recorrendo então à tradução do Manual dos cursos de lógica geral feita por Fausto Castilho e às aulas desse mesmo professor sobre o referido texto, procuramos mostrar que essa lógica, enquanto “concluída e acabada”, segundo a descrição de Kant, precisa dar suporte a uma tarefa cognoscitiva não analítica, que pressupõe o incontornável contato do intelecto com a sensibilidade.
Publicado
2019-03-13
Como Citar
Seneda, M. C. (2019). Fausto Castilho e a teoria da sensibilidade inscrita no Manual dos Cursos de Lógica Geral de Kant. Fausto Castilho and the theory of the sensibility inscribed in the Manual of the Courses of General Logic of Kant. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 2(4). Recuperado de https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3491
Seção
Artigos independentes