Do manual dos cursos de lógica geral, de Kant, ao tratado da emenda do intelecto, de Espinosa. From the manual of the courses of general logic, Kant, to treatise on the emendation of the intellect, Espinosa.

Autores

  • Cristiano Novaes de Resende

Resumo

O presente artigo foi concebido como homenagem ao professor Fausto Castilho e apresentado em versão preliminar durante o “I Congresso Fausto Castilho de Filosofia”, ocorrido na Unicamp entre 2 e 6 de Outubro de 2017. De acordo com tal finalidade e tal contexto, a exposição desenvolve-se aqui em três momentos: na introdução, apresento os motivos que me levaram a ensaiar um cotejamento entre o conceito de lógica, exposto no Manual dos Cursos de Lógica Geral, de Kant, traduzido pelo Fausto, e o conceito de lógica implícito no Tratado da Emenda do Intelecto, de Espinosa, traduzido por mim. Em seguida, faço um comentário quase parafrástico de excertos do Manual dos Cursos de Lógica Geral e da Crítica da Razão Pura, nos quais Kant relaciona seu conceito de lógica a suas censuras contra certa concepção ampliada de lógica, desenvolvida principalmente a partir do início da modernidade. Na última parte, mostro como o Tratado de Espinosa possui muitas das características desses esforços renovadores criticados por Kant, mas o faço de modo a explicitar as razões que justificam as posições espinosanas.

Downloads

Publicado

2019-03-13

Como Citar

de Resende, C. N. (2019). Do manual dos cursos de lógica geral, de Kant, ao tratado da emenda do intelecto, de Espinosa. From the manual of the courses of general logic, Kant, to treatise on the emendation of the intellect, Espinosa. Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy [issn 2595-1211], 2(4). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/modernoscontemporaneos/article/view/3488