Última publicação da Modernos & Contemporâneos. Dossiê n ° 7. Descartes: Discurso do Método e Ensaios (M&C v.3, n.7, 2019). Latest publication by Modernos & Contemporâneos. Dossier n ° 7. Descartes: Discourse on the Method and Essays (M&C v.3, n.7, 2019)

2020-04-13

É com satisfação que oferecemos aos leitores da Modernos & Contemporâneos o dossiê “Descartes: Discurso do Método e Ensaios”. O dossiê reúne textos de brasileiros e estrangeiros, pesquisadores do pensamento cartesiano, que participaram do “Colóquio Internacional Descartes: Discurso do Método e Ensaios”, realizado na Unicamp entre os dias 3 a 5 de outubro de 2017 no âmbito do 1º. Congresso Fausto Castilho de Filosofia.

O Colóquio, organizado pelo GT Estudos Cartesianos, teve como eixo dos trabalhos a obra publicada por Descartes em 1637 (Discurso do Método, A Dióptrica, Os Meteoros e A Geometria). E foi pensado a partir de dois objetivos principais. O primeiro foi propiciar reflexões e escritos ao redor destes textos cartesianos, tendo em conta o estado atual de interpretações, mas também para avaliar a atitude dominante de lê-los separadamente. O segundo objetivo foi preparar, de algum modo, o terreno, por meio de textos e debates, para a recepção da publicação da tradução brasileira dessas obras de Descartes, inédita por reuni-las todas em um só volume, como foi a publicação de 1637. A tradução brasileira foi publicada em 2018 com o título Discurso do Método & Ensaios (Editora da UNESP, 2018), tendo sido traduzida pelos seguintes pesquisadores: Discurso do Método, tradução e notas de Marisa Carneiro de Oliveira Franco Donatelli; A Dióptrica, tradução e notas de Pablo Rubén Mariconda e Guilherme Rodrigues Neto; Os Meteoros, tradução e notas de Paulo Tadeu da Silva e Érico Andrade; A Geometria, tradução e notas de César Augusto Battisti.

O presente dossiê pretende fomentar e dar continuidade à consecução desses objetivos. Espera-se que, com a disponibilização da tradução e do dossiê, emerjam novas pesquisas e novos especialistas, especialmente sobre os Ensaios.

Gostaríamos de agradecer aos que nos enviaram seus textos e aos órgãos apoiadores, em especial, a Fundação Fausto Castilho e a Capes, esta última tendo financiado parte da presente publicação. Agradecemos também à Modernos & Contemporâneos por ter acolhido a nossa proposta.

https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/modernoscontemporaneos/issue/view/238https://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/modernoscontemporaneos/issue/view/238