Sistema Eletrônico de Periódicos - IFCH


Logo do cabeçalho da página

Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade é uma publicação semestral do Centro de Estudos e Documentação sobre o Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e sua Posteridade Histórica do IFCH-UNICAMP. Destina-se à divulgação de artigos originais, traduções, resenhas e documentos, sobre estudos filosóficos e históricos a respeito do pensamento antigo, redigidos em qualquer língua moderna de difusão científica.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Maloca

A Maloca - Revista de Estudos Indígenas do Centro de Pesquisa em Etnologia Indígena é uma iniciativa do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp e intenciona divulgar os resultados de pesquisas sobre temas caros às questões ameríndias. Em especial, pretende desenvolver um foro de diálogo transdisciplinar que promova o intercâmbio de ideias e permita o aprofundamento de conteúdos, teorias e metodologias no campo dos estudos indígenas. Particularmente, busca-se atrair e publicar pesquisas de pós-graduação, permitindo circular a diversidade de enfoques que se multiplicam nos programas de formação em torno de temas indígenas, tanto no Brasil como nos demais países americanos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Lágrima

O LA’GRIMA é um laboratório antropológico dedicado à experimentação conceitual e metodológica, cujo objetivo central é fomentar estudos e reflexões acerca das grafias e das imagens em pesquisa no campo antropológico, abarcando proposições teóricas e etnográficas. O Laboratório abriga pesquisadores interessados nas questões relativas ao desenvolvimento de habilidades de pesquisa e suas expressões gráficas – este último termo compreendido em sentido lato – e reúne, a partir deles, pesquisas em desenvolvimento, em contextos distintos, com materiais diversos (escritos, orais, imagéticos, iconográficos), combinados ou não, e sobre distintos objetos, condição para cumprir a formação, reflexão e experimentação "metodológica" tomada como meio e como modo de conhecimento.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Modernos & Contemporâneos - International Journal of Philosophy

Modernos & Contemporâneos é um periódico eletrônico internacional de filosofia, associado à Fundação Fausto Castilho, bem como ao Centro Fausto Castilho de Estudos de Filosofia Moderna e Contemporânea (Cemodecon), sediado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp. Seu  principal objetivo é fomentar a pesquisa, o debate e interesse filosófico através de publicações de dossiês, artigos originais, resenhas e traduções acerca de temas e autores da Filosofia Moderna e Contemporânea. Outros objetivos, igualmente importantes, são ampliar o horizonte filosófico incluindo as reflexões das filosofias de gêneros, interculturais, feministas, africanas, afrodiaspóricas, latino-americanas, ameríndias e orientais; assim como propor questões emergentes do mundo atual que sejam ao mesmo tempo interdisciplinares e possam ser abordadas de modo filosófico, gerando debates no seio das comunidades científicas brasileiras e estrangeiras.

Modernos & Contemporâneos est une revue internationale de philosophie (en ligne) rattachée à la Fondation Fausto Castilho, ainsi qu’au Centre Fausto Castilho d’Études de Philosophie Moderne et Contemporaine, qui siège à l’Institut de Philosophie et Sciences Humaines de l’Université de Campinas (Unicamp), située à São Paulo (Brésil). En publiant divers dossiers, articles (hors dossier), comptes-rendus, entretiens et traductions, la revue Modernos & Contemporâneos s’efforce de développer les recherches et débats autour de thèmes et de philosophes modernes et contemporains. À caractère interdisciplinaire, la revue cherche également à déployer les champs thématiques jusqu’alors privilégiés par la philosophie, en publiant nombre de réflexions actuelles qui se donnent pour tâche de tisser des liens spéculatifs entre cette discipline et les théories du genre, les pensées féministes, les approches interculturelles, les philosophies africaines, afro-diasporiques, orientales, américaines et amérindiennes, entre autres. Last but not least, il s’agira de proposer des questions émergentes du monde contemporain, abordées de manière philosophique, mais également interdisciplinaire, suscitant des débats au sein des communautés scientifiques brésiliennes et étrangères. 

Modernos & Contemporâneos is an online international philosophy periodical tied to the Fausto Castilho Foundation, and to the Fausto Castilho Center for Studies of Modern and Contemporary Philosophy. The periodical also has a link with the Institute of Philosophy and the Humanities of Campinas University (Unicamp) located in São Paulo, Brazil. By publishing several dossiers, articles, reports, interviews, and translations, the periodical Modernos & Contemporâneos attempts to develop research and debate around subjects and philosophers that are modern and contemporary. In interdisciplinary fashion, the periodical attempts as well to exploit thematic fields that have been privileged by philosophy up to now, by publishing several current reflections that have the goal to weave speculative ties between the subject matter and gender theory, feminist theory, intercultural approaches, African, Asian, American, and Native American philosophies, amongst others. Last but not least, we will seek to propose emergent questions of the contemporary world, approached in a philosophical way, but also interdisciplinary, causing debates within the Brazilian and foreign scientific communities.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Dissonância: Revista de Teoria Crítica

Atenção: as normas de formatação de artigos e resenhas foram atualizadas em 13/06/2018.

Chamada (prazo: 31/03/2019): Dossiê DESOBEDIÊNCIA CIVIL

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

PROA Revista de Antropologia e Arte

Estamos abertos em fluxo continuo para recebimento de artigos, resenhas, ensaios (áudio) visuais, traduções e entrevistas.  Já as chamadas específicas para Dossiês e Resenhas na aba Notícias.
 
Nossa publicação tem como objetivo disponibilizar para a comunidade em geral, através de um site de acesso irrestrito, artigos nas áreas de Antropologia e Sociologia da Arte, Antropologia Visual, Etnomusicologia, Etnoestética, História da Arte, Patrimônio Cultural, Políticas Culturais, Práticas Artísticas Contemporâneas, Performances e Rituais.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

RURIS - Revista do Centro de Estudos Rurais - UNICAMP

RURIS  é uma publicação do Centro Interno de Estudos Rurais (Ceres), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp), cuja proposta é apresentar e discutir resultados de pesquisas realizadas em contextos nacionais e internacionais que envolvam atores e situações relacionados ao mundo rural, de forma a trazer para o leitor os temas e as questões que emergem dos processos sociais contemporâneos.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Revista Aulas

A Revista Aulas é um projeto interdisciplinar de divulgação dos resultados de pesquisa em Ciências Humanas, por instrumento de multimídia. Assim, ela oferece artigos científicos, aulas com pesquisadores renomados, palestras e encontros acadêmicos dos mais variados. Tudo isso é regido pela vontade política da democratização do conhecimento. Em todo o mundo lusófono e em todos os lugares do Brasil, centenas de milhares têm subsídios para pesquisa e ensino, em vídeo, áudio e texto.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos de Graduação

A revista Cadernos da Graduação é uma publicação organizada pelo setor de publicações em parceria com os estudantes da graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Tais cadernos visam tornar públicos os trabalhos produzidos e apresentados em encontros de pesquisa e congressos pelos estudantes de graduação da Unicamp e de outras universidades brasileiras.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos Cemarx

Cadernos Cemarx é uma publicação do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) e tem o objetivo de divulgar os resultados de trabalhos e pesquisas em andamento ou já concluídos, visando contribuir para a construção de uma base teórica e política crítica que dialogue com as diversas correntes do marxismo.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Cadernos AEL

Publicação do Arquivo Edgard Leuenroth – Centro de Pesquisa e Documentação Social do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

Temáticas

A revista Temáticas é uma publicação semestral do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, editada desde 1993 por pós-graduandos em Ciências Sociais de diferentes departamentos do IFCH/Unicamp. Trata-se de um periódico interdisciplinar, voltado para publicações nas áreas de ciências sociais, sociologia, antropologia, ciência política, demografia etc. A revista é dedicada a publicar dossiês temáticos, que são compostos por artigos inéditos e de reconhecido mérito acadêmico, e procura promover intercâmbio de ideias entre pós-graduandos, professores e pesquisadores no âmbito nacional e internacional.

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar

Logo do cabeçalho da página

História Social

História Social é um periódico acadêmico organizado por mestrandos e doutorandos vinculados às diferentes áreas e linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH/UNICAMP. Desde o primeiro número, lançado em 1994, tem como meta publicar trabalhos inéditos, na forma de artigos, além de abrir amplo espaço para divulgação de resenhas, traduções, transcrições comentadas, entrevistas e informações sobre arquivos, bibliotecas e fontes documentais. Em 2009, a revista passou a ser publicada em suporte eletrônico (ISSN 2178-1141) e impresso (ISSN 1413-7046).

Acessar revista | Edição atual | Cadastrar