Ciência e opinião nos comentários do século XIII aos Segundos Analíticos

  • Anselmo Tadeu Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
Palavras-chave: Ciência, Opinião, Filosofia medieval, Tomás de Aquino, Alberto Magno, Roberto Grosseteste

Resumo

Trata-se, nesse texto, de uma análise comparativa de três comentários à obra aristotélica Segundos Analíticos, realizadas no século XIII, a partir de versões latinas da obra, então recentemente inseridas no meio intelectual europeu, a saber os comentários de Tomás de Aquino, Alberto Magno, Roberto Grosseteste. Nosso objetivo é, por um lado explorar a noção de translatio studiorum, representada pelo modo como obras e noções filosóficas de um passado tão distante são assumidas e passadas adiantes por sucessivas gerações de estudiosos, que para tanto devem se valer de traduções e comentários. Por outro lado, pretendemos mostrar como o assunto da diferença entre ciência e opinião são tratados pelos diferentes comentadores, que, por meio do arranjo da exposição aristotélica, manifestam suas próprias concepções sobre o assunto. Concluímos com algumas reflexões sobre a diferença entre ciência e opinião em nosso próprio tempo, onde sentimos bastante necessidade dessa orientação.

Biografia do Autor

Anselmo Tadeu Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Prof. Associado da Universidade Federal de Uberlândia - Filosofia - Área de História da Filosofia Medieval.

Referências

FERREIRA, A. T. Ciência e opinião nos comentários do século XIII aos Segundos Analíticos. Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, ISSN: 2177- 5850, v. 26, n. 36, p. 129-164, 26 ago. 2021.

Publicado
2021-08-26
Como Citar
Ferreira, A. T. (2021). Ciência e opinião nos comentários do século XIII aos Segundos Analíticos. Revista De Estudos Filosóficos E Históricos Da Antiguidade, 26(36), 129-164. https://doi.org/10.53000/cpa.v26i36.4523