O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Para submeter um artigo/resenha/tradução on line siga as instruções abaixo:

    Caso já tenha um Login/Senha da revista Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade, basta acessar:
    Acesso

     

    Caso não tenha Login/Senha, cadastre-se:
    Cadastro de usuários

     

    Para se cadastrar no sistema e para acompanhar o andamento do processo de avaliação e parecer do material enviado é necessário usar o login e senha.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

  1. Artigos e documentos podem ter até 50 mil caracteres, e resenhas até 15 mil caracteres, com espaçamento simples, formato A4 e fonte Times New Roman (12), em arquivo com formato word.doc. ou RTF.
  2. O autor deverá encaminhar para o e-mail revistadocpa@gmail.com duas cópias do artigo sendo uma delas sem identificação do autor (as instruções estão disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega)
  3. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo de até 150 palavras, além de uma relação de até 05 palavras-chave na língua original e de um abstract em inglês e das respectivas key-words.
  4. O título deve vir na língua original, seguido do título em inglês; abaixo o título, o nome do autor, a seguir o resumo, o abstract, e, por fim, o texto. O nome do autor deve vir acompanhado de asterisco, contendo vinculação institucional, créditos, titulação acadêmica e endereço eletrônico.
  5. Os artigos podem ser escritos em português, inglês, espanhol, francês, italiano ou alemão.
  6. Artigos com citações em língua grega, deverão utilizar a fonte Graeca ou transliterar.
  7. As citações e referências devem obedecer as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10520) - As referências devem ser feitas no corpo do texto: (Autor, ano) ou, quando for incluir a página: Autor (ano, página) ou (AUTOR, ano, página).  As citações literais com menos de três linhas deverão ser integradas ao parágrafo, colocadas entre aspas. As citações com mais de três linhas serão colocadas em outro parágrafo, destacadas no texto, a 04 cm da margem esquerda, sem recuo, sem aspas e em corpo 10, espaço simples. As notas de rodapé serão numeradas e inseridas no fim da página, e não no fim do texto. As referências bibliográficas devem vir com este subtítulo no fim do texto em ordem alfabética de sobrenome seguindo a seguinte sequência: SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título da obra em itálico: subtítulo. Tradução de, edição, Cidade: Editora, ano. Ou: SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título do capítulo ou parte da obra. In: Título do livro em itálico. Tradução de, edição, Cidade: Editora, ano, p. x-y. Ou SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, v., n., fascículo, p. x-y, ano. Ou: SOBRENOME, Iniciais do Nome. Título da tese em itálico: subtítulo. Tipo de trabalho: Dissertação ou Tese (Mestrado ou Doutorado, com indicação da área de trabalho), vinculação acadêmica, local e ano de apresentação ou defesa.
  8. As traduções devem vir acompanhadas da respectiva autorização do autor do artigo, informada em nota de rodapé aposta ao título.
  9. O livro resenhado, sendo nacional, deverá ter sido publicado no máximo há um ano; sendo estrangeiro, no máximo, há dois anos.
  10. Os trabalhos acompanhados de imagens deverão estar em formato JPG ou TIFF, com resolução de 30 dpis, enviadas sempre em preto e branco, contendo a legenda de cada ilustração.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.