Foco e Escopo

A Revista de Estudos Filosóficos e Históricos da Antiguidade é uma publicação semestral do Centro de Estudos e Documentação sobre o Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e sua Posteridade Histórica do IFCH-UNICAMP. Destina-se à divulgação de artigos originais, traduções, resenhas e documentos, sobre estudos filosóficos e históricos a respeito do pensamento antigo, redigidos em qualquer língua moderna de difusão científica.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos recebem dois pareceres anônimos exarados por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc. Serão publicados os trabalhos que receberem pareceres positivos e referendados pelos membros da Comissão Editorial. Nos casos em que os pareceres forem favoráveisà publicação, o trabalho só será publicado após o autor incorporar as sugestões eventualmente apontadas pelos pareceristas. Os artigos, resenhas ou traduções devem ser inéditos em língua portuguesa, adequados ao perfil da revista e atender aos requisitos científicos de solidez metodológica, pertinência e rigor filológico.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Normas aos colaboradores

  1. Artigos e documentos podem ter até 50 mil caracteres com espaço e resenhas 15 mil caracteres. Os artigos devem vir acompanhados de um resumo de no máximo 08 linhas, além de uma relação de até 05 palavraschave na língua original e de um abstract em inglês e das respectivas key-words.
  2. O autor deverá encaminhar para o e-mail antiguidade@antiguidade.org 03 cópias, sendo duas delas sem a identificação do autor, em formato A4, espaço duplo, e fonte Arial 11, em arquivo com formato Rich Text Format ou compatível.
  3. O título deve vir na língua original, seguido do título em inglês; abaixo o título, o nome do autor, a seguir o resumo, o abstract, e, por fim, o texto. O nome do autor deve vir acompanhado de asterisco, contendo vinculação institucional, créditos e caso o autor queira, titulação acadêmica e endereço eletrônico.
  4. Artigos com citações em língua grega, deverão utilizar a fonte Graeca ou transliterar as palavras citadas em grego.
  5. As citações e referências devem obedecer as normas da ABNT (NBR 6023 e NBR 10520).
  6. As traduções devem vir acompanhadas da respectiva autorização do autor do artigo.
  7. O livro resenhado, sendo nacional, deverá ter sido publicado no máximo há um ano; sendo estrangeiro, no máximo, há dois anos.
  8. Os trabalhos acompanhados de imagens deverão estar em formato JPG ou TIFF, com resolução de 30 dpis, enviadas sempre em preto e branco, contendo a legenda de cada ilustração.
  9. A publicação de originais implicará, automaticamente, na cessão dos direitos autorais à Revista.