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Diretrizes para Autores

NORMAS EDITORIAIS DA REVISTA AULASARevista Aulas, uma publicação em multimídia da área de Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas, está aberta preferencialmente à comunidade universitária e destina-se à publicação de trabalhos que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a socialização do conhecimento científico nas diferentes especialidades da História e seus campos interdisciplinares. A Revista terá uma periodicidade permanente, constantemente atualizada, podendo ser consultada no site da UNICAMP, URL: http://www.unicamp.br/~aulasO calendário de publicação da Revista Aulas, bem como as datas de fechamento de cada edição, são definidos pelo seu Conselho Editorial. A Revista é dirigida por um Conselho Editorial, composto de no mínimo de 5 (cinco) doutores das seguintes áreas de História, Ciências Sociais, Filosofia ou Educação. Serão aceitos para publicação na Revista Aulas os seguintes trabalhos:  Aulas em multimídia (vídeo e/ou áudio) que envolvam abordagens teóricometodológicas referentes à pesquisa, ensino e extensão para as áreas de História, Ciências Sociais, Filosofia e Educação, desde que contenham resultados conclusivos e relevantes do ponto de vista científico. A Revista Aulas receberá as palestras ou aulas gravadas em áudio em CD, Vídeo, DVD, DV ou VHS. Gravações poderão ser feitas na UNICAMP, de acordo com nossas capacidades técnicas e agenda. Todos serão submetidos à avaliação da comissão científica. Artigos originais no Brasil, que envolvam abordagens teórico-metodológicas referentes à pesquisa, ensino e extensão, desde que contenham resultados conclusivos e relevantes do ponto de vista científico, devendo ter entre 20 (vinte) e 30 (trinta) páginas, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, digitados através de editor compatível com Word for Windows. Excepcionalmente poderão ser aceitos trabalhos com uma extensão superior, desde que aprovados pelo seu Conselho Editorial.  Resenhas sobre obras recentemente publicadas no país e no exterior (nos últimos 03 anos), de interesse à História, Ciências Sociais, Filosofia e Educação, com no máximo 05 (cinco) páginas, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5, digitados através de editor compatível com Word for Windows. Os trabalhos podem ser elaborados em Português, Espanhol, Francês ou Inglês. Caso o parecerista aponte problemas textuais ou gramaticais em qualquer uma das línguas, o texto deverá ser encaminhado para revisão profissional escolhido pelo Conselho Consultivo, sob custas do autor. A entrega dos originais dos artigos para a Revista Aulas obedecerá aos seguintes requisitos: Os artigos deverão ser acompanhados, obrigatoriamente, de resumo em português, que não exceda 10 (dez) linhas, e resumo em inglês fiel ao resumo em português, e igualmente de cinco palavras-chave para indexação da revista. Ao título do trabalho, o qual também deverá vir em inglês, seguir-se-á(ão) o(s) nome(s) do(s) autor(es); abaixo aos nomes serão mencionados a instituição em que o artigo foi elaborado; e, sendo necessário, auxílios ou dados relativos à produção do artigo e sua autoria deverão vir em nota de rodapé. As obras citadas deverão ser referenciadas no próprio corpo do texto, indicandose: Sobrenome do autor, data da publicação, página citada (exemplo: Corrêa Filho, 1969: 157); notas de rodapé (numeradas em algarismos arábicos) deverão ser utilizadas exclusivamente para notas explicativas; as referências bibliográficas completas das obras citadas deverão vir numa lista ao final do trabalho. As citações de mais de 04 (quatro) linhas deverão vir com recuo de 04 (quatro) cm, espaçamento simples e fonte tamanho 10. A citação com menos de 04 (quatro) linhas deverá vir junta ao texto e entre aspas. As citações em outras línguas deverão ser obrigatoriamente traduzidas sob a responsabilidade do(s) proponente(s) do artigo ou resenha. As referências bibliográficas deverão ser padronizadas da seguinte maneira: Livros: ALBUQUERQUE, D. M. de. A invenção do Nordeste e outras artes. 2001. 2 ed., Recife, FJN, Ed. Massangana; São Paulo, Cortez. BAUMAN, Z. Modernidade e Ambivalência. 1999. Trad. De Marcus Penchel. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed. SAID. E. W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente. 1990. Trad. Tomás Rosa Bueno. São Paulo, Companhia das Letras. Artigos ou capítulos em livros: FUNARI, P. P. A. A Renovação da História Antiga. In: KARNAL, L. (org.). A História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 2003. São Paulo, Contexto, pp. 95-107. HARTOG, F. A Arte da Narrativa Histórica. In: Passados Recompostos: campos e canteiros da História. 1998. Rio de Janeiro, Editoras UFRJ/FGV, pp. 193-202. KRAMER, L. S. Literatura, crítica e imaginação histórica: O desafio literário de Hayden White e Dominick LaCapra. In: HUNT, L. A. (org.). A Nova História Cultural. 2001. 2 ed., Trad. Jefferson Luiz Camargo. São Paulo, Martins Fontes, pp. 131-173. Artigos de revistas (com um, dois ou mais autores): AZEVEDO, C. M. M. de. 2001. Quem precisa de São Nabuco? AfroAsiáticos, Rio de Janeiro, 23 (01): 85-97. FUNARI, P. P. A. 1993. Memória histórica e cultura material. Revista Brasileira de História, São Paulo, 13(25-26):17-31. Artigos de revistas eletrônicas: VEIGA-NETO, A. De geometrias, currículo e diferenças. Educação & Sociedade. [online]. ago. 2002, vol.23, no.79 [citado 22 Julho 2006], p.163-186. Disponível na World Wide Web:http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002000300009&lng=pt&nrm=iso. Dissertações e teses: MURGEL, A. C. A. de T. 2005. Alice Ruiz, Alzira Espindola, Tete Espindola e Na Ozzetti: produção musical feminista na vanguarda paulista. Dissertação de Mestrado em História. Campinas, UNICAMP. LUZ, G. A. 2003. Carne Humana: a retórica do canibalismo na América Portuguesa Quinhentista. Tese de Doutorado em História. Campinas, UNICAMP. A revisão gramatical e formar é obrigatória. Caso observado sua ausência, não será enviado para a avaliação científica, ou, caso acusado pelos pareceristas, deverá ser encaminhado para revisão profissional escolhido pelo Conselho Consultivo, sob custas do autor. As ilustrações, tabelas, gráficos e demais figuras com respectivas legendas deverão ser apresentadas, quando for o caso, com os devidos créditos autorais, enviados separadamente, com a indicação no texto do lugar onde devem ser inseridas. Todo material fotográfico deverá ser apresentado com no mínimo 300 dpi. Os trabalhos deverão ser encaminhados da seguinte forma:  (uma) cópia do formulário de apresentação e do artigo e/ou resenha por e-mail dirigido à Secretaria Executiva: aulas@unicamp.brPara apreciação e parecer, a Secretaria Executiva submeterá os trabalhos propostos à avaliação de no mínimo 2 (dois) consultores internos e/ou externos, exceto em se tratando de autores convidados a colaborar com a Revista, desde que aprovados pelo seu Conselho Editorial e ouvido o Conselho Consultivo. De posse dos pareceres dos consultores, o Conselho Editorial decidirá, em última instância, sobre a publicação ou não dos trabalhos. O(s) autor(es) será(ão) informados sobre a avaliação do texto que encaminhou(ram) para publicação no prazo máximo de 2 (dois) meses. Ao(s) autor(es) de trabalhos publicados serão oferecidos, gratuitamente, um certificado de publicação, caso seja solicitado. Uma vez publicados os trabalhos, a Revista Aulas se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução, permitindo, entretanto, sua posterior reprodução como transcrição, no caso de vídeos e áudios, desde que com a devida citação da fonte. Os casos não previstos nesta norma serão analisados e decididos, em primeira instância, pelo Conselho Editorial da Revista Aulas. Correio eletrônico: aulas@unicamp.brEndereço para Correspondência: Revista Aulas Departamento de História Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Caixa Postal nº 6110 Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP CEP 13.081-970 Campinas – São Paulo – Brasil Campinas, maio de 2008.

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