Resenha de Antonio Luigi Negro. Linhas de montagem: o industrialismo nacional-desenvolvimentista e a sindicalização dos trabalhadores (1945-1978)

Autores

  • Leonardo Mello e Silva USP

Resumo

O livro Linhas de Montagem: o industrialismo nacionaldesenvolvimentista e a sindicalização dos trabalhadores, de Antonio Luigi Negro, o Gino, é uma obra importante para estudiosos do trabalho no Brasil. Mas também para os leitores que gostam de uma boa “história”. Trata-se de um livro cativante em sua trama argumentativa, com alguns lances romanescos (o que não quer dizer que não sejam fartamente embasados em séria pesquisa de fontes). Está dividido em três partes: pós-guerra e desenvolvimentismo; industrialização acelerada; desenvolvimentismo autoritário. Grosso modo, essa periodização cobre, respectivamente, a herança Vargas até o suicídio; a era JK e os anos Jango; o pós-golpe de 1964 e a difícil organização do movimento operário sob a ditadura, detendo-se em 1968.

Downloads

Publicado

2010-09-17

Como Citar

Silva, L. M. e. (2010). Resenha de Antonio Luigi Negro. Linhas de montagem: o industrialismo nacional-desenvolvimentista e a sindicalização dos trabalhadores (1945-1978). Cadernos AEL, 14(26). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/ael/article/view/2568

Edição

Seção

Resenhas