Os comunistas no Brasil: as repercussões do VI Congresso da Internacional Comunista e a Primeira Inflexão Stalinista no Partido Comunista do Brasil (PCB)

Autores

  • Ricardo Coltro Antunes IFCH/UNICAMP

Resumo

O entendimento da gênese ou da primeira inflexão stalinista em nosso país nos remete às origens daquele fenômeno na União Soviética. Pode-se dizer que entre as perversidades operadas pelo stalinismo, uma delas foi a que converteu uma revolução singular, ocorrida num país que era elo débil da cadeia monopólica, um país de tipo asiático, em uma revolução universal. A particularidade histórica russa, marcada pela complexidade de um país atrasado que articulava formas capitalistas, feudais e asiáticas - e que, em termos marxianos, poderia no máximo converter-se em ponto de partida, no Oriente, para a ocidentalização da revolução - tornou-se, dada a derrota e a impossibilidade crescente das transformações revolucionárias na Europa avançada, pouco a pouco, em modelo de classicidade revolucionária.

Downloads

Publicado

2012-04-27

Como Citar

Antunes, R. C. (2012). Os comunistas no Brasil: as repercussões do VI Congresso da Internacional Comunista e a Primeira Inflexão Stalinista no Partido Comunista do Brasil (PCB). Cadernos AEL, 1(2). Recuperado de https://ojs.ifch.unicamp.br/index.php/ael/article/view/2427

Edição

Seção

Artigos