Fortuna Crítica - A terceira margem da sociologia: novos temas e a retomada da questão dos direitos

Data da publicação: qui, 18/11/2021 - 14h40min

O último encontro do Fortuna Crítica - Ciclo II em homenagem à obra de Elide Rugai Bastos será dia 25 de novembro, às 17 horas nos canais do IFCH Unicamp. O tema dessa mesa será A terceira margem da sociologia: novos temas e a retomada da questão dos direitos. 

Se aceitarmos que a sociologia possa ser a consciência crítica da sociedade, somos impelidos a pensar como as mudanças históricas nos colocam não somente novos temas, mas como os velhos temas têm que ser vistos a partir de diferentes ângulos. Tendo como provocação a pergunta levantada por Florestan Fernandes – O que é fazer sociologia num país localizado na periferia do capitalismo? – proponho a análise das diferentes abordagens do grupo de sociologia da USP centralizado por esse sociólogo. Busco aproximar algumas dessas proposições à discussão levantada internacionalmente, em especial pelos cientistas sociais do sul do mundo, sobre a possibilidade de responder à questão: é possível fazer uma sociologia dotada de caráter universal a partir da periferia? Trata-se de uma provocação e não pretendo ter em mãos resposta definitiva. Esse desafio põe em questão algumas posições analíticas bastante cômodas a que nos acostumamos a tomar nas análises das ciências sociais - as visões exclusivamente institucionalistas, teoricistas ou empiricistas – e nos leva a visualizar a sociedade tal como ela é, sua base social, os comportamentos, valores e práticas. Diante dos problemas é preciso ousar pensar.

Textos indicados para leitura

BOTELHO, André. O retorno da sociedade. Política e interpretações do Brasil. Petrópolis: Vozes, 2019.

BRINGUEL, Breno y BRASIL JR>, Antonio. Antologia del pensamento crítico brasileño contemporâneo. Buenos Aires: CLACSO, 2018.

CHAGURI, Mariana e MEDEIROS, Mário (org.). Rumos do Sul. Periferia e pensamento social. São Paulo: Alameda, 2018.

CRUZ, Sebastião Velasco e. Notas sobre o paradoxo dos direitos humanos e as relações hemisféricas. In: Lua Nova, nº 86, São Paulo: CEDEC, 2012, pp. 17-50.

DOMINGUES, José Maurício. Interpretando a modernidade. Imaginação e instituições. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2002.