Estudante do IFCH é vencedor da 4ª edição do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional

Data da publicação: qui, 06/12/2018 - 09h42min

O estudante Higor Codarin Nascimento, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH, foi vencedor da 4ª edição do Prêmio Memórias Reveladas do Arquivo Nacional. O anuncio foi realizado nesta quinta-feira (29/11), em cerimônia pública realizado no Salão Nobre do Arquivo Nacional, junto com o lançamento dos livros do Prêmio da terceira edição do prêmio.

A mesa-redonda que precedeu a abertura dos envelopes teve a participação de Inez Stampa, presidente da Comissão Julgadora do Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas; Marco Aurélio Santana, representante da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência Memórias Reveladas; e Vicente Arruda Câmara Rodrigues, diretor-geral substituto do Arquivo Nacional.

A dissertação de mestrado resultante da pesquisa de Higor Codarin Nascimento é A arma da crítica e a crítica das armas: a trajetória do Movimento Revolucionário 8 de outubro (DI-GB/MR-8) na luta armada contra a ditadura civil-militar brasileira (1969-1972), defendida neste ano sob a orientação do professor Marcelo Siqueira Ridenti, do Departamento de Sociologia.

Os outros vencedores do Prêmio Memórias Reveladas foram os pesquisadores Marcos Marques Pestana Guedes, da Universidade Federal Fluminense, com o estudo Estado, empresários e favelados: a política de remoções sistemáticas de favelas no Rio de Janeiro (1957-1973), e  Pedro Ivo Carneiro Teixeirense, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, autor da pesquisa A invenção do inimigo: história e memória dos dossiês e contra-dossiês da ditadura militar brasileira (1964-1985). O prêmio para os autores das monografias selecionadas consistirá na publicação de suas pesquisas em livro sob responsabilidade do Arquivo Nacional.

Para garantir a lisura da seleção, os autores das monografias são identificados pela comissão de julgamento do prêmio por meio de um pseudônimo. Higor Codarin Nascimento usou o pseudônimo Tom Escobar, uma referência a dois militantes do MR-8 assassinados e até o momento desaparecidos: Sérgio Landulfo Furtado, o Tom, estudante de Economia da Universidade Federal da Bahia que integrou a Dissidência Comunista da Bahia, que se reuniu à Dissidência da Guanabara na constituição do MR-8; e Felix Escobar, ex-militante do PCB que atulou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Duque de Caxias na década de 50, que posteriormente aderiu ao MR-8.

O Prêmio de Pesquisa Memórias Reveladas é um concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do Regime Militar no Brasil (1964-1985), de periodicidade bienal, instituído pela Portaria nº 95, de 19 de novembro de 2009, e alterado pela Portaria nº 072/2012, ambas da Direção-Geral do Arquivo Nacional.

(Valério Paiva, com informações do Arquivo Nacional)