Tese de Cristiane Maria Magalhães resultou na elaboração de um inventário inédito acerca do Patrimônio Paisagístico Brasileiro

Data da publicação: sex, 11/09/2015 - 09h49min

Pesquisa desenvolvida para a tese de doutoramento da historiadora Cristiane Maria Magalhães, defendida no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, no dia 21/05/2015, resultou na elaboração de um inventário inédito acerca do Patrimônio Paisagístico Brasileiro. O trabalho foi orientado pela professora Silvana Barbosa Rubino e contou com bolsa de estudo concedida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

De acordo com o levantamento, que privilegiou bens que receberam proteção por meio de algum instrumento jurídico de salvaguarda, o país possui 492 desses monumentos, que no estudo foram divididos em 22 categorias, como árvores, balneários e estâncias termais, cemitérios e memoriais, conventos e claustros, fazendas e sítios etc.

O trabalho de Cristiane também deu origem a uma página no Facebook denominada “Jardins Históricos Brasileiros [www.facebook.com/jardinshistoricosbrasileiros], que conta com seguidores de diversos países, e a um site [www.jardinshistoricosbrasileiros.blogspot.com.br]. O objetivo dos espaços virtuais é divulgar informações sobre os monumentos e promover trocas de experiências com outros pesquisadores sobre o tema. 

Tese: “O Desenho da História no Traço da Paisagem: patrimônio paisagístico e jardins históricos no Brasil - memória, inventário e salvaguarda”

Autora: Cristiane Maria Magalhães

Orientadora: Silvana Barbosa Rubino

Doutorado / Programa de Pós-Graduação em História / IFCH / UNICAMP