Baby bust: queda no número de nascimentos nas cidades brasileiras durante a pandemia de Covid-19

Data da publicação: qua, 28/07/2021 - 15h30min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais promovem a mesa Baby bust: queda no número de nascimentos nas cidades brasileiras durante a pandemia de Covid-19, dia 29 de julho, às 14 horas nos canais do IFCH. A mesa contará com palestra de Everton Lima (Departamento de Demografia do IFCH Unicamp e pesquisador do Nepo), e com debate de Raquel Zanatta (Sub-coordenadora do GT fecundidade da Abep e professora do Cedeplar/UFMG) e Raphaek Guimarães (Coordenador do GT Saúde da Abep e pesquisador da Fiocruz).

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Brasil é um país que tem sido fortemente afetado por essa nova doença e, a partir de março de 2020, viu seus registros de mortalidade aumentarem à medida que o número de Covid-19 infectados saiu do controle. Consequentemente, muitos estudos tentaram explicar a influência dessa doença no número de mortes e possíveis reduções na expectativa de vida da população. Até agora, poucos estudos empíricos foram feitos para compreender os efeitos da pandemia na redução de nascimentos no Brasil. Neste trabalho, buscamos analisar a influência da pandemia Covid-19 sobre o número de nascimentos em seis grandes cidades brasileiras. Utilizando dados de Secretarias Estaduais de Saúde, comparamos o número de nascimentos mensais de outubro a dezembro de 2020 e janeiro a março de 2021, com a quantidade de recém-nascidos em meses semelhantes e em anos anteriores à pandemia.

Nossos resultados mostram um forte declínio no número de nascimentos em todas as cidades analisadas, sendo que a maior parte das reduções ocorreu na idade das mães acima dos 30 anos. Por conta do cenário incerto que a pandemia nos trouxe, as mulheres estão adiando suas intenções de fecundidade, causando talvez uma redução temporária do número de nascimentos nas principais cidades do Brasil.

http://www.abep.org.br/site/index.php/eventos/56-baby-bust-queda-no-nume...

Data e Horário da programação: qui, 29/07/2021 - 14:00

Local: Canais do IFCH Unicamp