Recepção aos estudantes ingressantes no IFCH 2019: 'Democracia e Direitos Humanos'

Data da publicação: sex, 29/03/2019 - 09h36min

Os estudantes ingressantes nos cursos de graduação do IFCH em 2019 terão uma série de atividades de recepção ao longo do mês de março. Organizados por professores, funcionários e alunos veteranos, a programação tem com tema 'Democracia e Direitos Humanos'.

As atividades começam dia 11 de março, e vão até dia 28. Além dessas atividades, haverá visitas guiadas à Biblioteca Octávio Ianni, em horários variáveis a serem combinados com os PED das disciplinas de primeiro ano, e visitas ao AEL, que constarão da programação do CACH.

Confira abaixo a programação completa.

 

11/03

-14 horas: Apresentação do Grupo de Trabalho Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio e roda de conversa com a presença de Artionka Capiberibe (Departamento de Antropologia do IFCH); Débora Cristina Jeffrey (Faculdade de Educação) e Ana Maria Fonseca de Almeida (Faculdade de Educação). Mediação de Carolina Bonomi.

Responsável: GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio.

Local: Auditório II

 

12/03 

-09 horas: Apresentação do curso de História.

-10 horas: Conversa com a Profa. Dra. Silvia Hunold Lara:  O ofício do historiador e a pesquisa sobre história da escravidão e do racismo.

Responsável: Coordenação de Graduação História.

Local: Auditório II

-14 horas: Apresentação do curso de Filosofia.

Responsável: Coordenação de Graduação Filosofia.

Local: sala IH04

 

13/03

-19 horas: Exibição do documentário Auto de Resistência, seguido de debate com Juliana de Farias Mello e Lima (Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp/Pagu); Camila Pierobon (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap), Carolina Parreiras Silva (Universidade de São Paulo). Mediação de Regina Facchini.

Responsável: GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio.

Local: Auditório II          

 

-20 horas: Abertura da exposição Moçambique: independência e nação no acervo do AEL.

Responsável:  Arquivo Edgard Leuenroth - AEL.

Local: AEL

 

14/03

-14 horas: Inauguração da placa em homenagem a Marielle Franco no Auditório II do IFCH e lançamento de seu livro, com a presença de Erika Hilton (Co-Deputada Estadual pela Bancada Ativista-PSOL), Mariana Conti (Vereadora do PSOL na cidade de Campinas), Cristiane Anizeti (Ativista do Movimento Negro de Campinas) e Yara Adario Frateschi (Departamento de Filosofia do IFCH). A mediação será de Rosana Menezes e contará com saudação dos professores Alvaro Bianchi e Roberto do Carmo (direção do IFCH).

-16 horas: Descerramento da placa de nomeação do Auditório II do IFCH de 'Auditório Marielle Franco', conduzida pela direção do IFCH.

Responsável: GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio e Direção do IFCH.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

19/03

-09 horas: Apresentação da pós-graduação: 09 horas - Apresentação da secretaria e CPG; 9h30 - Apresentação das estruturas de pesquisa - Biblioteca e AEL; 10h30 – Comitê de Ética em Pesquisa.

Responsável: Coordenação Geral de Pós-Graduação.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

-14 horas: Apresentação e avaliação das políticas afirmativas na pós-graduação, com Michel Nicolau Neto (Coordenador da CPG/IFCH)*; Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação*; Carolina Bonomi (Representante Discente da Pós-Graduação), Milena Oliveira (Representante Discente da Pós-Graduação). Mediação de Bruno Ribeiro.

Responsável: GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio e Coordenações de Pós-Graduação (Reginaldo) e Coordenação Geral de Pós-Graduação.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

21/03

-14 horas: No fio da navalha: uma conversa sobre gênero, sexualidade e marxismo.

Responsável: CEMARX e PAGU.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

25/03

-15 horas: Colapso ambiental e a construção social dos desastres, com Prof. Dr. Luiz Marques (Departamento de História do IFCH), e Profa. Dra. Norma Valêncio (Universidade Federal de São Carlos). Mediação do Prof. Dr. Roberto do Carmo (Departamento de Demografia do IFCH).

Desastres como os ocorridos em Brumadinho e em Mariana são “desastres naturais”? Como os desastres estão articulados aos processos sociais e econômicos? Como as Ciências Humanas abordam os desastres? 

Logo após a sessão haverá o lançamento da 3ª edição do livro Capitalismo e Colapso Ambiental, escrito pelo Prof. Luiz Marques e publicado pela Editora da Unicamp.

Responsável: Prof. Dr. Roberto do Carmo. 

Local: Auditório I Fausto Castilho.

 

26/03

-17 horas: Ações Afirmativas na Unicamp: história e expectativas, com o Prof. Dr. Mario Medeiros (Departamento de Sociologia), Carolina Bonomi (doutoranda em Ciências Sociais) e Milena Oliveira (doutoranda em Demografia).

Responsável: Direção do IFCH.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

27/03

-19 horas: Conferência Democracia e Direitos Humanos, com James Green (Universidade Brown, EUA).

Responsável: Direção IFCH.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

28/03

-16h30: Lançamento do livro Pensar com Método, com Alvaro Bianchi (Departamento de Ciência Política); Profa. Dra. Bárbara Castro (Departamento de Sociologia); Profa. Dra. Isadora Lins França (Departamento de Antropologia); Profa. Dra. Joice Melo Vieira (Departamento de Demografia); Prof. Dr. Frederico Almeida (Departamento de Ciência Política) e Profa. Dra. Susana Durão (Departamento de Antropologia). 

Responsáveis: Susana Durão e Isadora França (Porgrama de Pós-Graduação em Antropologia Social).

Local: Sala Multiuso.

 

-18 horas: Conferência Sangue e sofrimento: conectores familiares num contexto de reparação pela violação de direitos humano, com a Profa. Dra. Claudia Fonseca (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Responsáveis: Promoção: PPGCS, PPGAS, PAGU e GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

-19 horas: Lançamento do livro História do Movimento LGBT no Brasil, com James Green (Universidade Brown); Renan Quinalha (Universidade Federal de São Paulo); Regina Facchini (Pagu Unicamp); Stephanie Lima (PPGCS/IFCH); Beatriz Pagliarini Bagagli (doutoranda em Linguística pelo IEL e ativista Transfeminista). Mediação de Reginaldo Alves.

Responsável: GT Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio e Coordenação Geral da Pós-Graduação do IFCH.

Local: Auditório II Marielle Franco

 

 


Programação:

Data e horário da programação Título Local
seg, 11/03/2019 - 14:00 Recepção aos estudantes ingressantes no IFCH 2019: 'Democracia e Direitos Humanos' IFCH