LITERATURA - Docente do IFCH é premiado com o Prêmio Jabuti de 2015

Data da publicação: ter, 24/11/2015 - 14h21min

O professor Roberto Romano da Silva, do Departamento de Filsofia do IFCH, recebeu o Prêmio Jabuti de 2015, a mais tradicional premiação da área literária no Brasil, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Romano foi contemplado com o primeiro lugar na categoria “Tradução”, pelo livro Spinoza Obra Completa, da Editora Perspectiva. São coautores da obra Jacob Guinsburg e Newton Cunha. 

O professor Romano considerou a premiação de Spinoza Obra Completa com o Jabuti como um importante reconhecimento ao seu trabalho. Ele fez questão de ressaltar que a tradução da obra, que é composta por quatro volumes, ficou a cargo dos professores Guinsburg e Cunha. “Eu desempenhei mais o papel de consultor, recomendando obras de Spinoza, cedendo alguns livros e dando, por assim dizer, suporte filosófico aos trabalhos. Também tive a oportunidade de escrever o prefácio de um dos volumes, tratando sobre o tema da ética”, disse.

Segundo o docente do IFCH, um aspecto importante de Spinoza Obra Completa é o fato do livro trazer um compêndio da gramática hebraica, o que ajuda o leitor a entender o contexto no qual os textos bíblicos, minuciosamente analisados pelo filósofo holandês, foram produzidos. “Outro ponto a ser destacado é que é muito importante que, nestes tempos de reduções drásticas do financiamento à pesquisa, uma obra relacionada à pesquisa fundamental seja contemplada com esse prêmio”, considerou Romano.