Homenagem ao Prof. Dr. Hector Benoit - Por suas contribuições relevantes aos estudos do platonismo no Brasil

Data da publicação: qui, 22/10/2015 - 09h43min

Organização: Ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia Antiga do prof. Hector Benoit

Promoção: IFCH, Departamento de Filosofia e Centro do Pensamento Antigo Clássico, Helenístico e de sua Posteridade Histórica (CPA/IFCH)

Apoio Técnico: Secretaria de Eventos

Data Título Local Descrição
sex, 06/11/2015 - 09:00 a 10:15 Mesa de abertura Auditório I
  • Profa. Dra. Maria Carolina Alves dos Santos (FSB)
  • Prof. Dr. Arley Moreno (IFCH/UNICAMP)
  • Prof. Dr. Gérson Pereira Filho (PUCC Poços de Caldas) – “A dialética do logos platônico: uma homenagem a Hector Benoit e sua contribuição original aos estudos do platonismo e da dialética”
sex, 06/11/2015 - 10:30 a 11:45 Mesa 1 Auditório I
  • Dr. André Cressoni – “Platão e as temporalidades: rompimento metodológico e suas
  • possibilidades”
  • Profa. Dra. Socorro Jatobá (UFAM) – “Justiça e lei no Críton”
  • Profa. Dra. Solange Norjosa (UEPB) – “O político tecendo a polis”
sex, 06/11/2015 - 14:15 a 15:30 Mesa 2 Auditório I
  • Prof. André Koutchin (UFMS) - “Entre o logos e a práxis: Hector Benoit e o projeto histórico de Platão”
  • Prof. Dr. Ricardo Melo (UFMS) – “Platão, um comunista?: a leitura de Benoit da dialética Platônica”
  • Profa. Dra. Valcicleia Pereira da Costa (UFAM)  - “Paradigmas da felicidade nos diálogos de Platão"

sex, 06/11/2015 - 15:45 a 17:30 Mesa 3 Auditório I
  • Prof. Dr. João Silva Lima (UFAC) – “Os amigos são os maiores bens que se possa desejar, tanto o político quanto o filósofo”
  • Prof. Dr. Reinaldo Sampaio Pereira (UNESP) – “Meios e fins segundo certa proposta ética aristotélica”
  • Prof. Dr. Anastácio B. Araújo Jr. (UFPE) - “Hector Benoit como intérprete dos diálogos de Platão”

Ao final do evento: lançamento do livro “Platão e as temporalidades: a questão metodológica”. De Hector Benoit

Galerias de Vídeos: