Secularisms in a postsecular age?: religiosities and subjectivities in comparative perspective - Resenha de Adriano Santos Godoy

MAPRI, José; BLANES, Ruy; GIUMBELLI, Emerson; WILSON, Erin. Secularisms in a postsecular age?, : religiosities and subjectivities in comparative perspective. Cham: Palgrave Macmillian, 2017. 300 p.p.
 

O que se tornou o secularismo com a virada pós-secular? É essa a pergunta que norteia os organizadores da coletânea. Há muito tempo o secularismo pauta os debates públicos e acadêmicos sobre o papel e o lugar da religião na contemporaneidade, mas o que se percebe atualmente é que ele não só deixou de ser a única opção viável, como também sua eficácia política passou a ser questionada.

Coisa de Congada: um relato a dez mãos - Adriano Santos Godoy, Lis Furlani Blanco, Mariana de Carvalho Ilheo, Rafael Nascimento César, Rodrigo Iamarino Caravita

Chegamos em Aparecida, São Paulo, no dia 22 de abril de 2017. Sabíamos muito pouco, ou quase nada, do encontro de Congadas e da Festa de São Benedito, que já estava em sua 108ª edição. O desafio de realizar uma etnografia conjunta deste evento – com um grupo de antropólogos (e amigos), com afinidades em comum, mas que estudam temas tão diversos como música popular,  xamanismo, políticas públicas e catolicismo – foi o que mais nos motivou a encarar tal empreitada (que se revelaria muito mais cansativa do que  poderíamos imaginar). Múltiplos olhares, múltiplas perspectivas, nenhum “especialista”. 

Apresentação: Raffaele Pettazzoni e o Método Comparativo - Hugo Ricardo Soares

Raffaele Pettazzoni (1883-1959) é, sem dúvida, um dos mais importantes historiadores das religiões do século XX. Foi o primeiro titular de uma cátedra da disciplina na Itália, assumindo o posto na Universidade de Roma "La Sapienza" no ano de 1923 e ao longo de quase quatro décadas de carreira naquela instituição, produziu uma extensa e variada obra, influenciando várias gerações de pesquisadores italianos e também de outras nacionalidades.

"Conversas no LAR" - Evento

Em conjunto com o grupo de pesquisa Ética, política e religião (PPGCR - PUC-Campinas), o LAR receberá no dia 23 de novembro, sexta-feira, o Prof. Dr. José Luis Pérez Guadalupe, da Universidad del Pacífico (Lima) e do Konrad Adenauer Stiftung (Alemanha), para o lançamento de seu livro "Entre Dios y el César: El impacto político de los evangélicos en el Perú y América Latina". O evento contará ainda com a participação da Profa. Dra. Brenda Carranza e do Prof. Dr. Glauco Barsalini. Esperamos vocês!

Páginas