Eventos em Memória

Eventos em Memória, pretende trazer as atividades organizadas, imagens e relatórios dos eventos por ano.

Formato: 2022
Ateliês Abertos La'Grima

Ateliê: “Fotofilme: Resgatar memórias, (re)inventar e (re)contar estórias”Ministrantes: Alexsânder Nakaóka Elias (PPGAS/UFRGS)Data: 03/10/2022 (segunda-feira), das 14h às 18hLocal: atividade virtual, via Google MeetInscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfJhSM-xoUTC6tyQIbPSM-_vk6jFe1... (ou pelo link na bio)RESUMOA presente oficina, que possui contornos de um laboratório de/para experimentações, apresentará às/aos participantes os meandros e as potencialidades do “Fotofilme”, forma de expressão híbrida que se estabelece nas intersecções entre a fotografia e o cinema.Partindo da visualização de importantes obras (como La jetée, Vinil Verde, A João Guimarães Rosa, Salut les Cubains, entre outras), realizaremos a confecção de pequenos fotofilmes (auto)biográficos, compostos por fotografias vernaculares pré-selecionadas pelos/as alunos/as. Aqui, memória, reflexão e imaginação serão estimuladas pela metodologia da montagem com e por imagens, para (re)criar estórias de vida.

Ateliê: “CRIAR: construindo mapas para visualização de pesquisas”

Ministrantes: Kris Herik de Oliveira (PPGCS/Unicamp) e Jeferson Carvalho (PPGAS/USP)Data: 16/09/2022, das 10h às 12hLocal: atividade virtual, via Google MeetInscrições: https://forms.gle/Txwdo9ZYdCrfs4qAA

RESUMONeste ateliê, apresentaremos uma metodologia experimental dedicada à confecção de mapas para visualização de pesquisas, sintetizada no acrônimo “CRIAR”. Esta proposta busca reunir em um plano virtual e/ou material os diferentes elementos que atravessam e compõem os fluxos de conhecimento – conceitos, coisas, seres humanos e não humanos, imagens, cores, tipografias, formas, etc. – para, a partir de suas relações, contar novas histórias. A atividade terá como inspiração a ciência antropológica (Aby Warburg, Claude Lévi-Strauss, Tim Ingold, Donna Haraway) e as nossas experiências em pesquisas de mestrado e doutorado.

Nós do LA'GRIMA convidamos a todos a participar do quinto encontro do I Seminário/Laboratório Internacional. O quinto encontro tem como tema A Não-Imagem e o Olho Fantasma.Para participar, entre no Zoom:https://us06web.zoom.us/j/81746455216?pwd=TlpXZ0pNbmYvK3JuYUF3UkdCOTRFQT09ID da reunião: 817 4645 5216Senha de acesso: 278954Link também disponível na bio.

Como construir um caderno de campo hyperlinkado: Estruturas de organização de dados digitais em softwares de notas

A pesquisa em antropologia demanda a organização, sistematização e análise de materiais heterogêneos, que hoje passam a incluir uma série de links, prints, pdfs, etc. O objetivo deste ateliê aberto é apresentar modos de construção de um caderno de campo hyperlinkado que privilegie não somente a recuperação, mas principalmente “esfregações” criativas dos dados. O ateliê compreenderá as seguintes questões:1. Fazer pesquisa é construir acervo2. Softwares de notas, o que são e porque usar3. Projetar estruturas de organização de dados digitais4. Organizar do conhecimento como um problema antropológicoMinistrante: Clarissa Reche Nunes, pesquisadora do La'Grima, Doutoranda do PPGCSDuração: 3 horasNúmero de vagas disponíveis para o curso: 20 vagasLink de inscrição: https://forms.gle/pjTw9TnF6iX7v4QL9Ou acesse o formulário pela nossa bio do Instagram!

É com muita alegria que o La’Grima (Unicamp) em parceria com o Sensolab (Javeriana), Labareda (UFPB) e Lisa (USP) sedia a Mostra Itinerante de Filmes do Prêmio Pierre Verger.De 25 de junho a 1 de julho os filmes vencedores da edição de 2020 poderão ser assistidos online mediante solicitação de inscrição pelo nosso e-mail: lagrimaifch@yahoo.com.brO debate com realizadore/as convidado/as e a Conversa Aberta acontecerão no dia 1 de julho, a partir das 10 horas.

Estamos divulgando a abertura das inscrições para participação do nosso 4° encontro do I Seminário / Laboratório Internacional ′′Modos de Conhecimento entre Laboratórios".Acontecerá nesta próxima sexta-feira, 13 de Maio, se iniciando às 16h30, no horário do Brasil, via Zoom! 

Voltamos com as programações do laboratório para 2022, divulgando a abertura das inscrições para participação do nosso terceiro encontro do I Seminário / Laboratório Internacional ′′Modos de Conhecimento entre Laboratórios".Acontecerá em uma sexta-feira, 8 de Abril, se iniciando às 16h30, no horário do Brasil, via Zoom!

Segundo encontro do I Seminário / Laboratório Internacional ′′Modos de Conhecimento entre Laboratórios"

Os laboratórios Sensolab da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidad Javeriana e La'grima (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem) da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, convidam para um ciclo de diálogos entre pesquisadores sobre suas pesquisas e experiências e de suas diferentes grafias.

Em 2021 serão realizados dois ciclos de diálogos entre os laboratórios, nos meses de novembro e dezembro. A programação será continuada em 2022 ao longo de todo o primeiro semestre.

Agora, os convidamos para o nosso segundo encontro do I Seminário / Laboratório Internacional ′′Modos de Conhecimento entre Laboratórios" que será na próxima sexta-feira, 3 de dezembro, se iniciando às 16h30, no horário do Brasil.

Anotem na agenda!

Os laboratórios Sensolab da Faculdade de Ciências Sociais da Pontifícia Universidad Javeriana e La'grima (Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem) da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, convidam para um ciclo de diálogos entre pesquisadores sobre suas pesquisas e experiências e de suas diferentes grafias.

Em 2021 serão realizados dois ciclos de diálogos entre os laboratórios, nos meses de novembro e dezembro. A programação será continuada em 2022 ao longo de todo o primeiro semestre.

La’Grima apresenta: Seminário "Antropoéticas maquínicas" -  Dra. Claudia Turra Magni

 

O encontro acontecerá dia 24/09/2021 às 16:30h em sala virtual e será coordenado por Suely Kofes e Fabiana Bruno (coordenadora e co-coordenadora do La’Grima - IFCH/Unicamp). O seminário será proferido pela Profa. Dra. Claudia Turra Magni, Doutora em Antropologia Social e Etnologia pela École des Hautes Etudes en Sciences Sociales. Professora do Bacharelado e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas/UFPel. Coordenadora do Laboratório de Ensino Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (LEPPAIS/ICH/UFPel).

 

Os interessados em participar do Seminário podem acessar a videoconferência, que acontecerá através da plataforma Zoom, a partir das seguintes informações:

 

ID da reunião: 879 4064 1846

Senha de acesso: 165034

 

Ou então pelo Link do encontro <https://us06web.zoom.us/j/87940641846?pwd=aTNmTDg4MDBxTkhvbnJmWXBhdVJmZz09>

 

 

Qualquer dúvida, entre em contato através do e-mail lagrimaifch@yahoo.com.br ou por direct message na nossa página do instagram @lagrimaifch.

 

Páginas