6º Fórum do Programa de Pós Graduação em Sociologia

Data da publicação: ter, 27/10/2020 - 14h40min

O Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia é um evento organizado por discentes-pesquisadores/as desde 2014 e o interesse central é construir um espaço de diálogo e troca entre os/as colegas que estão desenvolvendo suas pesquisas. A nossa proposta também visa abrir caminhos para diálogos sobre desafios teóricos e metodológicos encontrados. Por esse motivo, pensamos na possibilidade de estreitar laços no interior do PPGS e com a comunidade do IFCH. Além da organização dos Grupos de Trabalho, contamos com professores/as e pesquisadores/as em mesas redondas, rodas de conversas e lançamento de livros orientados para o debate de temas e de problemas contemporâneos.

Nesta edição, o Fórum do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas convida a comunidade de pós-graduandas/os da universidade a compartilhar suas pesquisas e ideias para refletirmos, a partir da sociologia, aspectos da contemporaneidade e seus desafios. Isso porque os problemas impostos ao presente acumulam-se, exigindo olhares múltiplos e multiplicadores, bem como perspectivas capazes de nos projetar para além dele: buscar a compreensão do ocaso atual, almejando tecer novos amanheceres ao futuro. Nacionalismos, nacionalidades, imigrações e fronteiras em movimento; mudanças climáticas e emergência do colapso ambiental; possibilidade de manutenção de direitos civis no capitalismo; inovações técnicas e tecnológicas e seus efeitos na sociedade; desregulamentação de leis trabalhistas e precarização de vidas por meio do trabalho; aumento da vigilância de ações cotidianas e direito à privacidade; produção de teorias decoloniais e de ciências indígenas e tradicionais; agravamento das desigualdades e das crises sistêmicas; efeitos dos racismos, machismos e outros problemas estruturais; novas pandemias e crises sanitárias; deterioração de regimes democráticos e limites da democracia; cerceamento da produção científica e do trabalho intelectual; produção agrícola extensiva, fome e insegurança alimentar; negacionismo científico, dentre tantos outros temas, chamam-nos a pensar coletivamente as seguintes questões: Como resistir agora para (r)existir no futuro? Como reinventar os horizontes possíveis?

Saiba mais em https://comissaofppgs.wixsite.com/fppgsociologia

Data Título Local Descrição
seg, 26/10/2020 - 08:00 6º Fórum do Programa de Pós Graduação em Sociologia Canal do IFCH no Youtube e no Facebook