Processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Data da publicação: ter, 23/06/2020 - 14h16min

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp divulga edital do processo seletivo de mestrado e doutorado para ingresso em 2021.

Serão oferecidas até 15 (quinze) vagas regulares para o curso de mestrado, e 12 (doze) vagas regulares para o curso de doutorado. O processo de seleção adota o sistema de cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas com opção no ato de inscrição. 

As inscrições começam no dia 17 de agosto, e vão até o dia 18 de setembro de 2020.

Devido à pandemia da Covid-19 e as incertezas que ela causa definimos que todas as fases de seleção deste processo seletivo ocorrerão remotamente, com a possível exceção da fase de proficiência em língua estrangeira. Tendo em vista a impossibilidade de aplicar prova escrita não-presencial, ela foi excluída das fases de seleção de Mestrado.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia do IFCH Unicamp é um dos mais tradicionais do Brasil, tendo completado 45 anos de existência em 2019. Uma tradição que coincide com excelência e inovação.

Seu quadro docente é reconhecido internacionalmente pela importância de sua produção e por sua abertura a diferentes linhas teóricas e práticas de pesquisa, alinhada ao constante incentivo a investigações sobre novas temáticas na área de Sociologia.

Dessa forma, seus discentes têm a oportunidade de se inserirem em um ambiente de ricas trocas de conhecimento, que se materializam em Centros, Núcleos, Grupos e Laboratórios de Pesquisa. São eles: CERES – Centro de Estudos Rurais; CEMARX – Centro de Estudos Marxistas; CESOP – Centro de Estudos de Opinião Pública; CTeMe – Grupo de Pesquisa Conhecimento, Tecnologia e Mercado; NEPAM – Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais; NEPO – Núcleo de Estudos de População; NEPP – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas; PAGU – Núcleo de Estudos do Gênero; GEBU – Grupo de Estudos em Bourdieu; Grupo de Pesquisa em Teoria Crítica e Sociologia; CSC - Centro de Sociologia Contemporânea.

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia possui as seguintes linhas de pesquisa: Teoria e Pensamento Sociológico; Cultura; Ambiente e Tecnologia; e Trabalho e Sociedade.

Confira o edital onde é apresentado os docentes e linhas de pesquisa para que possam avaliar a adequação e interlocução de suas propostas de pesquisa com os debates temáticos, teóricos e metodológicos realizados no âmbito do Programa.