II Congresso de América Colonial – Ser na América

Data da publicação: qui, 10/10/2019 - 10h51min

O Laboratório de Estudos Americanos promove o II Congresso de América Colonial, com o tema Ser na América, entre os dias 23 e 25 de outubro, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  As narrativas sobre o continente americano podem ser exploradas desde períodos anteriores à chegada das naus de Cristóvão Colombo em 1492. O imaginário sobre as terras localizadas do outro lado do Atlântico, e sobre aqueles que as habitavam, já fervilhava anteriormente aos escritos dos cronistas – europeus e americanos – e antes que o século XVII presenciasse a Miranda de Shakespeare se rejubilando pelo “admirável mundo novo”.

O continente americano traz consigo uma série de práticas culturais, cotidianas e de subjetivação. Há um novo termo classificatório sendo formado: o americano. Essa nova posição histórica foi elaborada trazendo consigo uma fileira de novos conceitos e novos horizontes de estudo.

O II Congresso de América Colonial foi organizado para que tanto o estudioso da área como o público interessado nas discussões sobre os temas americanos possam expor suas percepções sobre a constituição desse modo de ser americano. A visão do Novo Mundo fez irromper um verdadeiro oceano de novas práticas, narrativas e possibilidades historiográficas. Em meio a esse oceano, podemos avistar diversas ilhas, diversos modos de ser e de possibilidades de existência que podem ser mapeados desde o momento da chegada dos europeus, no início da Modernidade, até a assimilação do passado colonial feita durante o século XIX.

Nesta segunda edição organizada pelo Laboratório de Estudos Americanos (LEA) da Unicamp, a abordagem será sobre as práticas comuns tanto aos europeus recém-chegados à América como aos nativos. O evento busca debater as ações desses homens – o crer, cultuar, alimentar, curar – descritas nos registros da época com o objetivo de discutir os modos de vida que definiram esses que vieram a ser chamados de “americanos”. Nesse encontro, contaremos com parceiros de outras universidades do país.

As inscrições podem ser realizadas no site do evento.

23/10 – Quarta-feira

9h-12h – Credenciamento

10h-12h – Mesa de Debate 1 -“Dieta e Cura”

Participantes: Profa. Dra. Eliane Deckmann Fleck (UNISINOS) e Prof. Dr. Alexandre Varella (UNILA)