XX Colóquio Kant da Unicamp - Kant e as Ciências

Data da publicação: ter, 20/09/2022 - 15h14min

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro de 2022, o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas sediará o XX Colóquio Kant da Unicamp. O tema geral desta edição é Kant e as Ciências. Com tal cobertura temática, o evento pretende ser um ambiente profícuo para se discutir as contribuições do pensamento kantiano para as ciências do âmbito teórico, particularmente, as ciências da natureza.

O objetivo do XX Colóquio Kant é oferecer um frutífero debate entre filosofia e ciência, promovendo discussões particulares acerca do conceito, da prática, da fundamentação, do método, em suma, das “condições de possibilidade” das ciências teóricas. Para tal, de um lado, pretende abrir espaço para discussões históricas, que explorem as contribuições de Kant para as ciências modernas; de outro, pretende oportunizar um debate acerca da atualidade do pensamento kantiano assim como da tradição de pensamento influenciada por ele, no contexto dos problemas de filosofia da ciência do século XXI.

O colóquio será transmitido pelos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter (acesso livre), exceto a Cerimônia e Sessão Plenária I - Abertura e as ‘Sessões de comunicações’ (cujos links serão disponibilizados por correio eletrônico para os inscritos no evento).

Inscrição para ouvintes:

Até o dia 13 de setembro (link para inscrição)

Palestrantes confirmados:

Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR); Fábio César Scherer (UEL); Fábio Tenório de Carvalho (UFPE); Ina Goy (Beijing Normal University); Lucas Alessandro Duarte Amaral (PUC-SP); Luciana Martínez (Conicet, Argentina); Luis Alberto Canela Morales (Universidad Veracruzana); Luis Cesar Yanzer Portela (Unioeste-Campus Toledo); Luís Eduardo Ramos de Souza (UFPA); Marcos César Seneda (UFU); Orlando Bruno Linhares (Mackenzie); Osvaldo Frota Pessoa Jr. (USP); Rafael Rodrigues Garcia (Unicamp); Silvia De Bianchi (Università degli Studi di Milano); Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (Unesp); Zeljko Loparic (PUC-SP; Unicamp).

Prazo e regras para submissão de propostas de comunicação:

A Comissão organizadora receberá propostas de comunicação de professores com titulação de doutor e estudantes de pós-graduação. O prazo para submissão de propostas se estenderá até dia 13 de agosto. Todas as propostas serão avaliadas pela Comissão científica do evento; em até 30 dias o autor receberá uma notificação com informações sobre a aceitação. As propostas devem ser encaminhadas para o correio eletrônico do evento: coloquiokant.unicamp@gmail.com, em arquivo PDF, e devem conter: título, resumo de no máximo 400 palavras, e identificação do autor (nome, correio eletrônico, instituição de ensino e vínculo acadêmico).

Comissão organizadora:

Daniel Omar Perez (Unicamp); Fábio César Scherer (UEL); Luhan Galvão Alves (Unicamp); Luis Cesar Yanzer Portela (Unioeste-Campus Toledo); Zeljko Loparic (PUC-SP; Unicamp).

Comissão científica:

Eduardo Salles de Oliveira Barra (UFPR); Fábio Tenório de Carvalho (UFPE); Joãosinho Beckenkamp (UFMG); Luciana Martínez (UBA/UFPR); Orlando Bruno Linhares (Mackenzie); Marcos César Seneda (UFU); Osvaldo Frota Pessoa Jr. (USP); Rafael Rodrigues Garcia (Unicamp); Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (Unesp).

Promoção:

Seção de Campinas da Sociedade Kant Brasileira (SKB); Kant e-Prints – Revista Internacional de Filosofia; GT Criticismo e Semântica (ANPOF).

Realização e apoio técnico:

Secretaria de Eventos (IFCH-Unicamp); Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE-Unicamp); Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Programação oficial:

Programação Oficial - XX Colóquio Kant da Unicamp

Caderno de resumos:

Caderno de Resumos - XX Colóquio Kant da Unicamp

Data Título Local
qua, 14/09/2022 - 09:00 XX Colóquio Kant da Unicamp - Kant e as Ciências Presencial e virtual