Prêmio Filósofas Mestrado e Doutorado- 2020

Data da publicação: ter, 01/09/2020 - 17h18min

 

A Coordenação de Pós-Graduação em Filosofia informa as escolhidas para representar o PPGF junto ao Prêmio Filósofas de Destaque Acadêmico
Rede Brasileira de Mulheres Filósofas. Para melhor tese de doutorado: Ana Cláudia Lopes, Norma e Utopia: A Transformação da Ética do Discurso na Teoria Crítica de Seyla Benhabib, defendida dia 25 de março de 2019. Para melhor dissertação de mestrado: Thainá Coltro Demartini, Essentialism, Modality and The Direct Reference Theory, defendida dia 27 de março de 2020.

A tese de Ana Cláudia Lopes destaca-se pela qualidade e originalidade. A candidata realiza análises muito bem estruturadas e precisas sobre a especificidade da compreensão filosófica de Benhabib em relação ao legado hegeliano e a pensadores como Habermas e Rawls. A escolha também levou em consideração o fato de que, além de versar sobre o pensamento de uma mulher e de abordar, em certos aspectos, a temática de gênero, a tese foi orientada também por uma mulher, a Profa. Dra. Yara Frateschi.

Thainá Coltro Demartini fez uma discussão bastante clara e refinada das duas principais teorias metafísicas essencialistas contemporâneas, Kripke e Fine, bem como da crítica de Salmon à vinculação feita por Kripke entre essencialismo e semântica. Thainá Demartini alcançou resultados originais que apresentou em eventos internacionais, e que rendeu um artigo publicado. Em parte, ela desenvolveu a dissertação na Unicamp, e em parte durante sua BEPE-FAPESP na Califórnia com o próprio Salmon. O trabalho de Thainá Demartini é inovador e insere-se internacionalmente no debate sobre essencialismo da Filosofia Analítica.

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Unicamp sugeriu homenagem póstuma às nossas alunas que tiveram suas vidas ceifadas durante o período a que se refere o prêmio. Maria Érbia Cassia Carnaúba e Carolina Blasio da Silva.