Como a Covid-19 poderia impedir o progresso com a Pobreza de Aprendizagem?

Data da publicação: qui, 15/07/2021 - 10h55min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp e a Associação Brasileira de Estudos Populacionais promovem a mesa Como a Covid-19 poderia impedir o progresso com a Pobreza de Aprendizagem?, dia 15 de julho, às 16 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. O evento contará com a presença de João Pedro Azevedo (Banco Mundial) e Luciana Luz (UFMG e Abep).

Mesmo antes de o Covid-19 forçar o fechamento em massa de escolas em todo o mundo, o mundo estava no meio de uma crise de aprendizagem que ameaçava os esforços para construir capital humano - as habilidades e o know-how necessários para os empregos do futuro. Mais da metade (53 por cento) das crianças de 10 anos em países de renda baixa e média não aprenderam a ler com compreensão ou estavam totalmente fora da escola. Isso é o que o Banco Mundial chama de pobreza de aprendizagem. As melhorias recentes na Pobreza de Aprendizagem foram extremamente lentas. Se as tendências dos últimos 15 anos fossem extrapoladas, levariam 50 anos para reduzir pela metade a pobreza de aprendizado. No ano passado, João Pedro Azevedo e sua equipe propuseram uma meta para reduzir a Pobreza de Aprendizagem em pelo menos metade até 2030. Isso exigiria dobrar ou triplicar a taxa recente de melhoria na aprendizagem, algo difícil, mas alcançável. Mas agora o Covid-19 provavelmente aumentará as lacunas de aprendizado e tornará isso dramaticamente mais difícil.

O fechamento temporário de escolas em mais de 180 países, no auge da pandemia, manteve quase 1,6 bilhão de alunos fora da escola; para cerca de metade desses alunos, o fechamento das escolas ultrapassa 7 meses. Embora a maioria dos países tenha feito esforços heroicos para implementar estratégias de aprendizagem remotas e corretivas, é provável que ocorram perdas de aprendizagem. Uma pesquisa recente com funcionários da educação sobre as respostas do governo ao Covid-19 pela Unicef, Unesco e Banco Mundial mostra que, embora os países e regiões tenham respondido de várias maneiras, apenas metade das iniciativas está monitorando o uso de aprendizagem remota. Além disso, onde o uso está sendo monitorado, o aprendizado remoto está sendo usado por menos da metade da população estudantil, e a maioria desses casos são plataformas online em países de renda alta e média.

O fechamento de escolas relacionadas ao Covid-19 está forçando os países ainda mais longe de alcançar seus objetivos de aprendizagem. Os alunos atualmente na escola podem perder US$ 10 trilhões em ganhos trabalhistas ao longo de suas vidas profissionais. Isso é quase um décimo do PIB global atual, ou metade da produção econômica anual dos Estados Unidos, ou duas vezes o gasto público anual global com educação primária e secundária.

Link direto da live: https://youtu.be/lw_mqSRu6Ac

qui, 15/07/2021 - 16:00 Como a Covid-19 poderia impedir o progresso com a Pobreza de Aprendizagem? https://youtu.be/lw_mqSRu6Ac