Debate sobre o filme "A Ponte de Bambu - Uma família entre o Brasil e a China"

Data da publicação: seg, 22/03/2021 - 17h55min

A linha de pesquisa das Relações China-Brasil do Doutorado em Ciências Sociais, com apoio do Grupo de Estudos Brasil-China, Diretoria Executiva de Relações Internacionais e Exodus-IEL promovem debate sobre o filme A Ponte de Bambu - Uma família entre o Brasil e a China, dia 22 de março, às 16h30, nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter.

O debate contará com a presença de Cecilia de Mello (ECA-USP), Raquel Martins (tradutora e participante do filme) e Marcelo Machado (produtor e diretor do filme). A coordenação será dos professores Célio Hiratuka (CEBC, Deri) e Francisco Foot Hardman (Exodus, IEL).

Será disponibilizado acesso gratuito ao filme entre os dias 20 e 21 de março (por 36 horas), mas as pessoas interessadas devem realizar inscrições através do formulário https://docs.google.com/forms/d/1lbHbZx0z0SeUUgTzkGGBDxiWlvxtHOLGsHKU7C5h1nE/. As vagas são limitadas.

A Ponte de Bambu documenta a experiência de uma família brasileira que viveu por muitos anos na China. Contrapondo duas realidades muito diferentes, o documentário abordará especialmente a vida cotidiana e o cidadão comum frente os grandes eventos externos. Propõe uma reflexão de como lidamos com nosso dia-a-dia em ambientes não familiares e como a História interfere no rumo de nossas vidas. Mas de que história estamos falando? 

Em fins de maio de 1962, o jornalista Jayme Martins foi para a China com um contrato de trabalho com o Instituto de Línguas Estrangeiras e lá permaneceu até 1989. Neste período, ele e sua família, fizeram diversas viagens entre o Brasil e a China. Entre idas e vindas, criou com sua mulher Angelina, duas filhas – Raquel e Andrea - que tiveram toda sua educação formal no oriente e hoje trabalham como importantes tradutoras, inclusive para os presidentes dos dois países.

Jayme e sua família acompanharam um dos períodos mais fechados da China e também o período de abertura para o ocidente. Construíram relações e um conhecimento da história, da língua e da cultura chinesa que poucos brasileiros até hoje chegam a ter. São amigos da China e acompanham seu incrível desenvolvimento. Entre o Brasil e a China, eles construíram uma ponte de bambu: sólida para o uso doméstico, frágil para os efeitos do tempo. Nosso documentário, se propõe a documentar essa experiência, ajustando os nós das cordas para manter a ponte em pé. Acreditamos que as relações de nossos países saem fortalecidas ao contarmos essa história. 

O filme é uma co-produção com a Globo Filmes (em parceria com a Globo News) e tem o apoio da CRI (China Radio International). Ganhou também o Prêmio de Fomento ao Cinema Paulista 2016, passando a ter o apoio da SABESP e da Secretaria de Estado da Cultura São Paulo.

A organização é do professor Tom Dwyer.


Programação:

Data Título Local
seg, 22/03/2021 - 16:30 Debate sobre o filme "A Ponte de Bambu - Uma família entre o Brasil e a China" Canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter