Data da publicação: ter, 03/09/2019 - 09h56min

A Prosa Sociológica e o Seminário das Cinco promoverão conjuntamente o lançamento do livro O Brasil e a França na mundialização neoliberal: mudanças políticas e contestações sociais, dia 18 de setembro, às 17 horas no Auditório Marielle Franco do IFCH.

A mesa contará com a presença dos autores Armando Boito Jr. (Departamento de Ciência Política do IFCH Unicamp), Andréia Galvão (Departamento de Ciência Política do IFCH Unicamp), Sávio Cavalcante (Departamento de Sociologia do IFCH Unicamp), Paula Marcelino (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP), Tatiana Berringer (Universidade Federal do ABC) e Ludmila Abilio (Cesit/Instituto de Economia da Unicamp).

Organizado por Andréia Galvão, Armando Boito (ambos do IFCH Unicamp), Paul Bouffartigue e Sophie Béroud, o livro oferece uma análise de classe da configuração do capitalismo neoliberal contemporâneo em dois países-líderes, o Brasil e a França. Apesar de importantes diferenças, o Brasil e a França passaram por processos similares de financeirização, reestruturação produtiva e conflitos sociais desde o início dos anos 1990, e a Grande Crise Global teve impactos surpreendentemente semelhantes em suas economias, sociedades, e sistemas políticos.

O livro examina esses processos de transformação e o papel das classes sociais, suas organizações, demandas e mobilizações, especialmente à luz das experiências de governos de partidos oriundos da esquerda em ambos os países. Uma análise comparativa da mais alta relevância nesse momento de crise e transformação do modelo econômico e da política neoliberal no Norte e no Sul.

A organização do lançamento é da Profa. Dra. Luciana Tatagiba e do Prof. Dr. Sávio M. Cavalcante.

qua, 18/09/2019 - 17:00 Lançamento do livro 'O Brasil e a França na mundialização neoliberal: mudanças políticas e contestações sociais' Lançamento do livro 'O Brasil e a França na mundialização neoliberal: mudanças políticas e contestações sociais'