Alunos do PolBras conquistam prêmios em diversos eventos

Data da publicação: qua, 28/11/2018 - 16h57min

Os pesquisadores vinculados ao Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras), formado por alunos da graduação e pós-graduação do IFCH, conquistaram vários prêmios nos últimos anos em diversos eventos, dentro e fora da universidade.

Durante o XXVI Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp, realizado no último mês de outubro na universidade, o estudante Otávio Zilioli Catelano, da graduação em ciências sociais, teve seu trabalho A persistência de um bloco: Dimensões da presença de partidos de direita nos municípios paulistas (1996-2016), indicado entre os 20 melhores do evento. Na edição anterior a estudante Luana Funchal Couto já havia sido reconhecida como uma das autoras dos melhores posteres com a pesquisa Os significados da democracia para os brasileiros: uma análise macro e micro (1989-2014).

No 42º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), ocorrido em outubro em Caxambu, os pós-graduandos Monize Arquer e Henrique Curi receberam o Prêmio de Melhor Painel em Ciência Política e Relações Internacionais, com o trabalho Coordenação e desempenho eleitoral: a força do partido do governador nas eleições subnacionais. Também na Anpocs é o segundo ano seguido que o PolBras recebe o prêmio de melhor painel, uma vez que no 41º Encontro da Anpocs a pesquisadora Marcela Tanaka recebeu o Prêmio de Melhor Painel em Ciência Política e Relações Internacionais por conta da pesquisa O voto da fé: comportamento eleitoral dos deputados estaduais evangélicos em São Paulo (2002-2014)

Já no XI Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), realizado em agosto de 2018 na Universidade Federal do Paraná, a estudante Ana Flávia Magalhães conquistou o 1º lugar no Prêmio Eduardo Kugelmas com o trabalho Compartilhamento e Controle: Coalizões Governamentais e seu efeito no Legislativo.

Em 2017, durante V Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política, ocorrido na Universidade Federal do Piauí, o pesquisador Henrique Curi teve seu poster do trabalho PMDB e PSDB: Aspectos Socioeconômicos do Voto no Estado de São Paulo, reconhecido com um dos melhores do encontro.

Segundo a Profa. Dra. Andréa Marcondes de Freitas, do Departamento de Ciência Politica e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política do IFCH, os seguidos prêmios conquistados por estudantes ligados ao PolBras demonstra que a colaboração acadêmica é o melhor jeito de fazer pesquisa hoje em dia. “A ideia de ficar isolado dentro de um escritório é algo completamente ultrapassado dentro da maneira como fazemos academia hoje. O trabalho em grupo torna as pesquisas mais interessantes, elevando o trabalho de todos”, avalia a professora. “Vale notar que temos prêmios de alunos da graduação ao doutorado, e o alto nível que o PolBras certamente está relacionado a capacidade de trabalhar coletivamente”.

Grupo de Estudos em Política Brasileira (PolBras) foi criado no ano de 2012, por iniciativa de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e suas atividades são coordenadas pelos próprios alunos.  Associado ao Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop), o grupo reúne atualmente doze alunos de pós-graduação e sete alunos de graduação do IFCH em atividades quinzenais. A política brasileira é o seu tema principal. Eleições, partidos, instituições, opinião pública e todos os demais temas relacionados fazem parte das discussões.

Além disso, o grupo tem investido fortemente na realização de eventos, minicursos e workshops associados aos interesses de pesquisa de seus membros, bem como atuado para promover o treinamento em técnicas avançadas para a pesquisa em ciência política.

(por Valério Paiva)