logo_ppgas.png

Grupo de Estudos Antropologias Insurgentes: por outras histórias e teorias

Data da publicação: seg, 18/10/2021 - 14h22min

O Grupo de Estudos Antropologias Insurgentes: por outras histórias e teorias é uma iniciativa de parte do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Unicamp, e se propõe a refletir sobre a formação acadêmica antropológica a partir de uma perspectiva contra-hegemônica e antirracista. Considerando os desafios históricos de inserção, permanência e reconhecimento de pessoas não brancas e trans na academia, as desigualdades regionais, como também a lógica de apagamentos e visibilidades que estabeleceram a antropologia como disciplina e os seus cânones, a proposta é discutir teorias de pensadores negres, indígenas, LGBTIA+ e de outros grupos minorizados.

Neste primeiro ciclo, os encontros ocorrerão mensalmente, com cerca de duas horas de duração (a partir das 18 horas) em ambiente virtual que será divulgado por e-mail. As discussões se apoiarão em um texto principal e em leituras complementares.

AGENDA

23 de Agosto às 18 horas
LÉLIA GONZALEZ – “Racismo e sexismo na cultura brasileira”
Leitura Complementar- Luciana de Oliveira Dias- “Quase da família: corpos e campos marcados pelo racismo e pelo machismo”

13 de Setembro às 18 horas
ZORA NEALE HURSTON — “O sistema negro de estimação” e “Como eu me sinto uma pessoa de cor”
Leitura Complementar- Telma de Sousa Bemerguy: “a obra Mules and Men e sua relação com a teoria e a história da antropologia”

04 de Outubro às 18 horas
AILTON KRENAK —"Ideias para adiar o fim do mundo”
Leitura Complementar- Gersen Luciano Baniwa: “Os indígenas antropólogos”
- Tonico Benites: “Os indígenas antropólogos”

08 de Novembro
MEGG RAYARA GOMES DE OLIVEIRA — “O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação”
Leitura Complementar- Sara Wagner York, Megg Rayara Gomes e Bruna Benevides: “Manifestações textuais (insubmissas) travesti”

06 de Dezembro
KWAME ANTHONY APPIAH — “Na casa de meu pai: a África na filosofia da cultura”
Leitura Complementar- Kabengele Munanga: “Antropologia africana: mito ou realidade?”

Informações em: grupoantropologiasinsurgentes@gmail.com
 


Programação:

Data Título Local
seg, 08/11/2021 - 18:00 Grupo de Estudos Antropologias Insurgentes: por outras histórias e teorias Virtual