Oficina 'Cobertura Jornalística sobre Desastres: Da desnaturalização do problema à complexificação dos aspectos sociais'

Data da publicação: qua, 13/11/2019 - 20h44min

O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp e a professora visitante Norma Valencio promovem a oficina Cobertura Jornalística sobre Desastres: Da desnaturalização do problema à complexificação dos aspectos sociais, dia 28 de novembro, das 14:00 às 18:00 horas, na Sala de Defesa de Teses do IFCH Unicamp.

O oficina contará com palestras da Profa. Dra. Norma Valencio (Professora Especialista Visitante no IFCH Unicamp e Professora Sênior no Departamento de Ciências Ambientais da Universidade Federal de São Carlos), Prof. Dr. Roberto do Carmo (Professor Associado do Departamento de Demografia do IFCH Unicamp e pesquisador no Núcleo de Estudos de População - NEPO Unicamp), e da Profa. Dra. Márcia Franz Amaral (Jornalista e Professora no Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria).

A atividade é voltada para jornalistas e produtores de conteúdos sobre desastres em diferentes veículos de comunicação. 

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail disaster@unicamp.br, com o assunto “Oficina-Jornalistas”, informando (a) nome completo, (b) CPF, (c) veículo de comunicação ou instituição de inserção. A oficina é gratuita, com emissão de certificados, e terá 30 vagas, por ordem de inscrição.

Embora os desastres ditos naturais ganhem expressiva visibilidade midiática quando ocorrem, a cobertura jornalística compromissada com um olhar crítico sobre a questão está às voltas com dois desafios para aprimorar o conteúdo que produz e amplifica, quais sejam: o desafio de escapar das armadilhas das narrativas pasteurizadas, procurando indo além dos enunciados técnicos convencionais e, por vezes, socialmente preconceituosos sobre o problema (que repisam argumentos do tipo: “choveu x mm em y horas, % a mais do que a média esperada para o mês”; “transbordou o rio x e alagou a via y”;  “tantas pessoas ficaram desabrigadas” porque “aquela é uma área de risco” na qual “os moradores não têm percepção de risco”) e o desafio de ir mais a fundo na investigação e explicitação da trama social em jogo, no que concerne às lógicas socioeconômicas, político-institucionais e comunicativas subjacentes aos desastres que serão denominados como “naturais”.

Essa oficina propõe trazer e discutir, desde uma perspectiva das Ciências Sociais - num diálogo entre a Sociologia dos Desastres, a Demografia e o Jornalismo -, alguns elementos que potencializam o reenquadramento do problema, tais como: a configuração do campo de disputa científica sobre a definição de desastre e o esforço de desnaturalização do problema; os diferentes tempos e atores envolvidos nos desastres ditos “naturais”; a lógica de disseminação e cronificação das emergências relacionadas a eventos naturais no Brasil contemporâneo; a multidimensionalidade do tecido institucional e do drama social implicados na crise aguda; uma perspectiva demográfica sobre desastres; jornalismo popular no contexto de desastres.  

A organização da oficina é da Profa. Dra. Norma Valencio, Prof. Dr. Roberto do Carmo e do jornalista Valério Paiva.