Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Lucas William de Araújo Borges

Data da publicação: qui, 26/05/2022 - 14h39min

Título: No silêncio dos tambores: a festa de São Benedito em Poços de Caldas/MG como experiência de educação patrimonial

Aluno(a): Lucas William de Araújo Borges

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 06/07/2022 - 14:00

Local: IFCH - Sala Tese 1

Membros da banca:

Profa. Dra. Cristina Meneguello (orientadora)

Profa. Dra. Lucilene Reginaldo

Profa. Dra. Janice Gonçalves

A presente dissertação propõe a elaboração de uma revista eletrônica como ferramenta pedagógica na educação patrimonial tendo como base a Festa de São Benedito que ocorre em Poços de Caldas-MG, bem registrado como patrimônio imaterial municipal e, a partir dela, desenvolve três objetivos suplementares: refletir sobre o lugar do patrimônio no ensino de história; discutir a educação patrimonial fazendo-se valer de uma pedagogia libertadora; desenvolver a revista eletrônica como uma ferramenta pedagógica para o ensino de história local na educação básica. O recorte histórico compreende a presença negra em Poços de Caldas a partir de seu projeto de cidade em 1872 estabelecendo as raízes da devoção dos santos negros no município e sua perpetuação histórico-cultural nos anos subsequentes que resguardaram na festa de São Benedito a memória dos Caiapós, dos moçambiques e dos congados, culminando no seu registro como bem imaterial da cidade. Busca-se fornecer ao professor historiador repertório para reflexão de um ensino de história local, que pretende refletir com o estudante seu lugar de ação e identificação de forma a romper com o modelo de ensino tradicional que privilegia as narrativas lineares, eurocêntricas e hegemônicas. A revista eletrônica como ferramenta pedagógica pretende ampliar os espaços escolares para além da sala de aula, promovendo um diálogo entre o estudante e seu contexto local, ressignificando o saber histórico escolar tradicional e reivindicando uma cultura escolar democrática e antirracista. Logo, o produto didático proposto intenta investigar com os estudantes possibilidades outras de escrita da história local e a reflexão ativa sobre os sujeitos históricos locais.