Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Leny Russi Zanon

Data da publicação: qua, 08/09/2021 - 15h04min

Título: A temática indígena na escola: possibilidades e desafios entre a teoria e a prática

Aluno(a): Leny Russi Zanon

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 13/09/2021 - 14:00

Local: Integralmente à distância - acesso deve ser solicitado através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScPCgUarA3oZnrbCvlYHgvgcYeI_r0Y...

Membros da banca:

Profa. Dra. Camila Loureiro Dias (orientadora)

Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto

Profa. Dra. Antonia Terra de Calazans Fernandes

A presente pesquisa visa refletir sobre a importância de práticas pedagógicas voltadas à valorização da pluralidade cultural nas aulas de história no Ensino Médio, problematizando as representações sociais em relação às temáticas indígenas, após a aprovação da Lei 11.645/08. Esta dissertação analisa o tema das representações sociais dos indígenas ao longo da história do Brasil e as recentes reformulações curriculares nacionais que buscaram garantir princípios constitucionais de promoção de igualdade e respeito à diversidade cultural. Assim, este estudo, buscou compreender se essas políticas públicas atingem seus objetivos, analisando-se a prática escolar assistida pelos materiais didáticos utilizados nas escolas públicas do Estado de São Paulo, entre 2008-2018 (Cadernos do Professor e do Aluno). Para isso, analisou-se seu conteúdo, sob a perspectiva das teorias críticas do currículo. Como proposta de intervenção pedagógica, foi apresentada uma Sequência Didática com a temática da participação dos indígenas na elaboração da atual Constituição brasileira.