Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Priscila Carboneri Schio

Data da publicação: sex, 25/06/2021 - 14h51min

Título: POESIA “DAS MINAS” E AUTOESTIMA: ENSINO DE HISTÓRIA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA E GÊNERO

Aluno(a): Priscila Carboneri Schio

Programa: PROFHISTÓRIA

Data: 30/06/2020 - 10:00

Local: Integralmente à distância - acesso deve ser solicitado através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf95bNwpOVFcoXjf2rj4dD1RYawQmh4...

Membros da banca:

Profa. Dra. Lucilene Reginaldo (orientadora)

Profa. Dra. Marilea de Almeida

Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues

A presente dissertação visa construir uma sequência didática interdisciplinar envolvendo História e Literatura, que culmine com a elaboração, por parte dos alunos e alunas do 7º ano do ensino fundamental II, de um livreto de poesias ou de um blog que apresentem os desdobramentos dos temas trabalhados durante as aulas planejadas e que contemplem, se possível, inspirações autobiográficas. Serão propostas atividades que estimulem o gosto pela leitura e pela escuta desse gênero literário, a partir de reflexões sobre o contexto de formação e crescimento do Movimento Slam, que resumidamente, consiste em competições literárias de poesias e reúne, entre seus/suas participantes, grande número de jovens negras. Serão oferecidas também aos discentes textos de autoria de diversas escritoras negras brasileiras. Os principais objetivos a serem alcançados são promover entre os/as discentes a compreensão e o reconhecimento dos privilégios da branquitude, e assim, evidenciar situações vivenciadas pelas mulheres que sofrem com o machismo e/ou o racismo e ainda com a desigualdade social e, concomitantemente, viabilizar o sentimento de autoestima entre as estudantes afrodescendentes, através da análise das obras literárias de mulheres negras, poetas, jovens e brasileiras. Para isso, pretendo refletir teoricamente sobre os contextos de formação de movimentos feministas e antirracistas no Brasil, destacando as reivindicações específicas das mulheres negras que levaram à estruturação de movimentos feministas negros, que tem lutado por reconhecimento através de uma maior inserção por parte dessas mulheres em espaços de maior visibilidade e prestígio social. Tais análises serão desenvolvidas a partir de uma revisão bibliográfica sobre os temas em questão e do trabalho com as fontes escolhidas que, a priori, são produções artísticas no âmbito da poesia “de rua”, compostas e interpretadas por mulheres negras da atualidade.