Defesa de Mestrado Profissional em Ensino de História de Diego Danilo Rizzi

Data da publicação: qua, 19/05/2021 - 16h35min

Título: O uso de cartas coloniais no ensino de
história – um estudo de caso a partir do comerciante de grosso trato Francisco Pinheiro.
Aluno(a): Diego Danilo Rizzi
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 21/05/2020 - 10:00

Local: Integralmente à distância - Link Google Meet: meet.google.com/sjn-znta-ajh

Membros da banca:

- Prof. Dr. Aldair Carlos Rodrigues (Presidente) - IFCH/UNICAMP

- Profa. Dra. Raquel Gryszczenko Alves Gomes - IFCH/UNICAMP

- Prof. Dr. Luiz Carlos Villalta - FAFICH/UFMG

Esta dissertação versa sobre o ensino de história colonial a partir das cartas comerciais de Francisco Pinheiro, comerciante de grosso trato português da primeira metade do século XVIII, que estabeleceu agências em diferentes territórios do Império Marítimo Português. Transcritas na década de 1970 e publicadas em cinco volumes na obra Negócios Coloniais, é importante manancial empírico para estudo econômico, social, político, cultural e do cotidiano, principalmente para percebermos os reflexos da mineração em terras brasileiras. Neste sentido, sugerimos como proposta pedagógica a realização de uma oficina com as cartas coloniais. Como resultado do saber produzido, os alunos desenvolveriam um jogo de tabuleiro, articulando saber histórico escolar e ludicidade. Infelizmente, por conta da pandemia do novo coronavírus, a ferramenta didática não foi aplicada em ambiente escolar, mas servirá de inspiração e criatividade para darmos novos significados à nossa prática docente.