Defesa de Mestrado Profissional em História de Denize Carolina Auricchio Alvarenga da Silva

Data da publicação: sex, 08/05/2020 - 13h48min

Título: A Relação entre a Disciplina de História e o Ensino Técnico Integrado ao Médio
Aluno(a): Denize Carolina Auricchio Alvarenga da Silva
Programa: PROFHISTÓRIA
Data: 08/05/2020 - 14:00
Local: Integralmente à distância - Link Google Meet: https://meet.google.com/ekh-sfav-acn
Membros da banca:
- Profa. Dra. Cristina Meneguello (Presidente) - IFCH/UNICAMP
- Prof. Dr. José Alves de Freitas Neto - IFCH / UNICAMP
- Dra. Maria Angela Borges Salvadori - FE/USP

 

Esta dissertação, no âmbito da construção do ensino técnico no Brasil, estuda a realidade atual da instituição Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), do Estado de São Paulo e especificamente aborda a disciplina de História dentro dos cursos de Ensino Técnico Integrado ao Médio (ETIM). O ETIM trabalha com a integração de duas áreas (ensino básico e técnico) que podem dialogar no sentido de formar um aluno preparado para o trabalho e ao mesmo tempo um cidadão com a possibilidade de prosseguir seus estudos e atuar conscientemente na sociedade. A discussão é constituída através de revisão bibliográfica, consulta a legislações e dados do Censo Escolar e da própria instituição obtidos no Banco de Dados, Sistema Acadêmico e em documentos como o Plano de Curso, sendo este o documento norteador da implantação, planejamento e ações que envolvem as atividades pedagógicas de um curso. Refletir o lugar do ensino técnico no país para e com os alunos é imprescindível num momento em que reformas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular são impostas. O ensino profissional é alvo de reformulações constantes: de assistencialista para os menos afortunados passa a se tornar uma solução para a demanda exigida pelo mercado crescente e desejo de desenvolvimento do Brasil. A dissertação também aborda o conceito de dissociação da aprendizagem por classe social e a oportunidade de uma formação integrada. Uma segunda discussão se faz acerca de dados sobre o ensino profissional do CEETEPS, a disciplina de história para alunos do ETIM e o lugar da temática sobre o trabalho, já que se analisa um curso técnico. A cultura escolar e a sua relação com a juventude se faz presente para apontar abordagens necessárias com os jovens na escola. Por fim, o trabalho objetiva mostrar os caminhos tomados ao longo dessas transformações da educação pública profissional, a necessária contribuição das humanidades na formação do estudante e apresentar um projeto de construção de saberes a partir do tema trabalho em diferentes fontes históricas, incluindo experiências trazidas pelos estudantes, de modo a contribuir para a educação mais crítica dos jovens para que estes possam refletir sobre as relações sócio históricas em que estão inseridos, numa tentativa de tornar o conteúdo significativo para os alunos e contextualizar a atuação do educando na sua realidade.