Revista Brasiliana organiza dossiê "Cultura e política no Brasil: balanço de uma década (2011-2020)"

Data da publicação: ter, 23/03/2021 - 14h52min

A revista Brasiliana: Journal for Brazilian Studies, publicação do King’s Brazil Institute do King's College de Londres, está organizando o dossiê Cultura e política no Brasil: balanço de uma década (2011-2020), com previsão de publicado em agosto de 2021.

O período entre 2011 e 2020 foi marcado por uma série de eventos políticos marcantes no Brasil, como os dois mandatos presidenciais de Dilma Rousseff - incluindo os protestos de junho de 2013 e o impeachment em 2016 -, o governo de Michel Temer e a eleição de Jair Bolsonaro. Adotando uma abordagem interdisciplinar, esta edição especial pretende examinar criticamente a forma como as relações entre cultura e política foram articuladas no Brasil neste período, em conexão com grandes eventos nacionais e internacionais na última década.

Os trabalhos devem se relacionar com os temas Impeachment de 2016; Protestos de rua e mobilizações ao longo da década; Cultura, política externa e diplomacia; Guerras culturais, censura e polarização nas artes; Ditadura e democracia: narrativas e negações pós-memorial; A questão da cidadania para grupos sociais específicos como negros, mulheres, povos indígenas, pessoas com deficiência e comunidade LGBT; Cultura, política e direitos humanos; Democracia e representação artística; Conservadorismo, militarismo e extrema direita; e A política da cultura.

Os trabalhos podem ser publicados em português, inglês e espanhol. Os autores devem submeter os textos até 30 de abril de 2021, por meio do link  https://tidsskrift.dk/bras/about/submissions.

Esta edição da Brasiliana: Journal for Brazilian Studies marcará os 10 anos do King's Brazil Institute, e terá como editores convidados Mário Augusto Medeiros da Silva (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp), Daniela Vieira dos Santos (Universidade Estadual de Londrina), Sandra Assunção (Université Paris Nanterre), ao lado do editor-chefe Felipe Botelho Correa (King's College London).