Lançamento do livro "Palmares & Cucaú: O aprendizado da dominação"

Data da publicação: qui, 11/11/2021 - 14h43min

A Editora da Universidade de São Paulo (Edusp) e o Centro de Pesquisa em História da Cultura da Unicamp (Cecult) promovem o lançamento virtual do livro Palmares & Cucaú: O aprendizado da dominação, da professora Silvia Hunold Lara, dia 18 de novembro às 18 horas nos canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter. A mesa contará com a presença da autora, e terá apresentação e mediação da professora Lucilene Reginaldo.

Palmares & Cucaú analisa o acordo de paz negociado em 1678 entre o governo de Pernambuco e o rei dos Palmares, o maior e mais duradouro assentamento de fugitivos da história da escravidão no Brasil. 

Novos documentos e um modo diferente de ler fontes há muito conhecidas revelam detalhes dos acontecimentos que levaram os habitantes dos Palmares a se instalar na região de Cucaú, no sertão da vila de Sirinhaém, onde permaneceram até o início de 1680, quando foram atacados e reescravizados. Enquanto isso, Zumbi e parte da “gente de guerra” dos Palmares procurou refúgio no “mais oculto” daqueles matos, concentrando-se, a partir dos anos 1680, no outeiro do Barriga, de onde resistiram às investidas das tropas coloniais até 1694. 

Os termos acordados em 1678, especialmente a liberdade concedida aos palmaristas, renderam muitos debates em Pernambuco e em Lisboa, dando origem a um alvará régio promulgado em 1682. Também influíram no tratamento dado aos capturados pelas expedições e ecoaram nas cláusulas do contrato feito entre Domingos Jorge Velho e as autoridades pernambucanas. Por isso, o livro também revisita outros episódios da história dos Palmares, atualizando abordagens e interpretações. 

Parte importante das novidades desta obra reside em integrar à análise a perspectiva dos habitantes dos Palmares – gente que havia sido escravizada na região Congo-Angola. Estudos recentes sobre as áreas de escravização na África Central e sobre o tráfico atlântico permitem conhecer melhor os centro-africanos que foram forçados a ser escravos em Pernambuco nesse período. Pode-se, então, compreender mais profundamente a cultura política que orientou a formação dos mocambos e as escolhas feitas por suas lideranças. 

Com base em uma extensa pesquisa documental, este livro também propicia uma reflexão sobre o trabalho do historiador, sobre a importância da leitura cuidadosa das fontes e sobre o necessário diálogo com a bibliografia. Oferece, assim, uma boa oportunidade para pensar os sentidos da história: o que é possível aprender com a experiência de homens e mulheres que viveram em Palmares? Como essa inspiração pode despertar as “centelhas da esperança” que alimentam as lutas contra os inimigos do presente? 


Programação:

Data Título Local
qui, 18/11/2021 - 18:00 Lançamento do livro "Palmares & Cucaú: O aprendizado da dominação" Canais do IFCH Unicamp