I Jornada Internacional de Filosofia, Arte e Estética da Unicamp

Data da publicação: ter, 27/10/2020 - 10h04min

A I Jornada Internacional de Filosofia, Arte e Estética da Unicamp será realizada nos dias 20 e 27 de novembro e 04, 11 e 15 de dezembro de 2020, no canal do IFCH Unicamp no Youtube. Organizada pelo Grupo de Estudos em Estética e Teoria da Arte (Geeta) do Departamento de Filosofia do IFCH Unicamp, o encontro tem por objetivo debater novas problemáticas postas ao mundo das artes frente à emergência de debates sobre as diferentes vivências, experiências históricas e a luta dos mais diversos grupos e suas manifestações artísticas, antes invisibilizados por narrativas hegemônicas.

Conferencistas e público são convidados a refletir sobre produções imersas em uma contemporaneidade com potencial de reconhecimento e expressão da diversidade, assim como de problematização da falta de representatividade de minorias, seja do ponto de vista da produção, da recepção ou da teorização da arte. Nesse sentido, propõe-se refletir como o mundo das artes pode criar ou nutrir debates sobre questões raciais, decoloniais, de gênero e de orientação sexual, que cada vez mais reivindicam seu lugar de fala e sua visibilidade. Seria possível pensar critérios rígidos para a estética e para a crítica de arte em meio a tal pluralidade? Como se dá a produção, o julgamento ou a teoria dessas obras atualmente? Seria preciso uma renovação teórica ou o abandono de critérios e concepções na esperança de outros serem inaugurados? Como contar a história dessas obras e dos artistas que as produzem? Como os críticos, os historiadores, curadores, artistas, filósofos etc. podem lidar com os desafios da arte e de suas narrativas no presente?

* Mesa 1 - Abertura (20/11 às 17h)
Tiago Mesquita (Doutor em filosofia pela USP, professor de história da arte, crítico de arte e curador)
Conferência: Anri Sala e o Universal Europeu
Irene Small (Prof.ª Dr.ª da Princeton University. Crítica e curadora de arte)
Conferência: From Comparative Art History to a Topology of the Weak Link
*Mesa 2 (27/11 às 17h)
Renata Bittencourt (Coordenadora de educação do Instituto Moreira Salles e Doutora em História da Arte pela Unicamp)
* Mesa 3 (04/12 às 17h)
Renata Felinto (Prof.ª Dr.ª da Universidade Regional do Cariri, artista visual e educadora)
Título da conferência a definir.
Talita Trizoli (Pós-doutoranda do Instituto de Estudos Brasileiros, Doutora em Educação pela USP)
* Mesa 4 (11/12 às 17h)
Rachel Costa (Prof.ª Dr.ª da Escola de Belas Artes da UFMG e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG. Atua como crítica de arte e curadora)
Conferência: A experiência do "S" ou sobre como viver na diferença