Rotas da Gente Negra: Antirracismo, Turismo, memória e patrimônio

Data da publicação: sex, 18/11/2022 - 09h48min

A disciplina Ênfase em Patrimônio III - Memórias da Escravidão e Patrimônio Negro, sob coordenação do Doutorando em História Francisco Phelipe Cunha Paz e da Prof. Dra. Cristina Meneguello, promoverá a mesa Rotas da Gente Negra: Antirracismo, Turismo, memória e patrimônio, dia 21 de novembro às 14 horas no Auditório Fausto Castilho. A mesa marca o encerramento das atividades da disciplina no semestre.

Iremos receber nesta atividade projetos turísticos antirracistas que contam a história das cidades a partir dos passos, traços, cheiros e olhares da população afro-brasileira.E a partir de suas experiências debater sobre memória, patrimônio cultural e produção da História.

Como roteiros turísticos têm contado a história da Gente Negra a partir de abordagens antirracistas que problematizam a formação e a construção das cidades, do seu patrimônio cultural e memória? Quais as contribuições desses roteiros para a produção da História? E para a construção de mecanismos de reparação e justiça social?

Os convidados serão Júlia Madeira (Produtora Cultura e Fundadora do Projeto Rotas Afro, um projeto de turismo que conta as histórias negras das cidades do interior paulista), Guilherme Oliveira (Mestrando em História/Unicamp, Pesquisador e Anfitrião no Projeto Rotas Afro), Guilherme Dias (Fundador do Guia Negro e Apresentador do Podcast Afroturismo), e terá mediação de Francisco Phelipe Cunha Paz (Doutorando em História/Unicamp). 
 


Programação:

Data Título Local
seg, 21/11/2022 - 14:00 Rotas da Gente Negra: Antirracismo, Turismo, memória e patrimônio Auditório Fausto Castilho