Data da publicação: ter, 20/09/2022 - 16h01min

Fórum Permanente: A sociedade contemporânea frente ao desafio das mudanças climáticas: É urgente, vamos debater? será realizado dias 22 e 23 de setembro, no canal dos Fóruns.

A ciência é o caminho para a humanidade encontrar respostas rápidas e articuladas face a um dos maiores desafios do século que são as mudanças ambientais globais que poderão impactar a forma de vida do planeta Terra, tal qual conhecemos.

Dada a urgência do tema, a Comissão Assessora de Mudança Ecológica e Justiça Ambiental da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp, constituída por pesquisadores docentes e não docentes de todas as áreas do saber, estudantes de graduação e de pós-graduação, funcionários técnico administrativos e representantes da sociedade civil, entre os quais contam-se cientistas, gestores e lideranças comunitárias, propõe este Fórum.

As inscrições devem ser realizadas no site do Fórum.

22/09 (quinta-feira)

14h - Abertura

14h30 – Mesa 1 - A Sociedade contemporânea e as mudanças climáticas.

Dr. Roberto Guimarães | Administrador Público

15h - A ciência das mudanças climáticas, porque é tão difícil reverter?

Prof. Dr. Alexandre Araújo Costa | Universidade Estadual do Ceará

15h30 – A cidade de Campinas: Desafios e oportunidades no Século XXI

Dra. Ângela Guirao | Diretora do Verde e Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal do Verde de Campinas

16h – Roda de debates

Profa. Dra Leila da Costa Ferreira | NEPAM/Unicamp

Prof. Dr. Sandro Tonso | FT/Unicamp

Moderador: Prof. Dr. Sandro Tonso | FT/Unicamp

17h - Encerramento

23/09 (sexta-feira)

14h - Mesa 2 - As mudanças climáticas e o jornalismo especializado – Como comunicar a ciência em tempos de fake news?

Jornalista Délcio Rodrigues | ClimaInfo

15h – A importância da floresta amazônica

Dra. Ima Célia Guimarães Vieira | Museu Paraense Emílio Goeldi-PA

15h30 – Emergência climática e aceleração do aquecimento. Compreender, comunicar e agir