Massacres e(m) Democracias: 30 anos do massacre do Carandiru

Data da publicação: seg, 26/09/2022 - 13h54min

Os Programas de Pós-Graduação de Ciência Política, Antropologia Social, Ciências Sociais e Sociologia, e o Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) promovem o evento Massacres e(m) Democracias: 30 anos do massacre do Carandiru, dia 28 de setembro, das 09 às 22 horas no Auditório Marielle Franco.

A organização é dos professores Natália Padovani e Frederico Almeida.

Espaços/corredores fora do auditório Marielle Franco serão reservados para venda de produtos, café/alimento/livros/roupas produzidos e comercializados por sobreviventes do cárcere e familiares de pessoas presas.

9 horas: Mesa de abertura

Natália Corazza Padovani – Pagu / UNICAMP

Frederico Normanha Ribeiro de Almeida – IFCH/UNICAMP

Adriana Mariana de Araújo Rodrigues– Biblioteca Beth Lobo do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu

Abertura dos trabalhos:

Leitura de Poesia de sobrevivente do cárcere – Luciana Peres de Lima

9:30 – 12:30: Mesa I - Massacres continuados na América Latina democrática

Coordenação da mesa: Ariana Oliveira Alves (PPGCS – Unicamp)

Expositoras:

Angela Facundo (Departamento de Antropologia - UFRN)

Juliana Farias (Pagu - UNICAMP)

Andres del Rio (IEAR-UFF)

Debate: Yá Batia de Oxum – Sacerdotisa candomblecista; Sobrevivente do cárcere; integrante do Por Nós: Coletivo de Mulheres Sobreviventes do Cárcere; RENFA – Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas; Agenda Nacional pelo Desencarceramento.

14:00: Intervenção de Helen Baum

14:30 – 17:30: Mesa II - Massacres continuados: Ditaduras e invasão colonial

Coordenação: Luiz Medina (FCA-Unicamp)

Expositores:

Alana Moraes (Pimentalab-UNIFESP; IBICT-UFRJ)

Desirée Azevedo Lemos (Centro de Antropologia e Arqueologia Forense da UNIFESP)

osé Maurício Arruti (IFCH-Unicamp)

Debate: Katiara Oliveira (Kilombagem; Rede de proteção e resistência contra o genocídio)

18:30: Intervenção Denise Monteiro

Familiar Sobrevivente do Massacre do Carandiru; Bacharel  em Direito; Pós-Graduada em Direito Previdenciário; Diretoria do IReC (Instituto Resgata Cidadão); Genealogista: voltada para a pesquisa da história das famílias, sua linhagem e ascendência.

19:00 – 22:00: Mesa III - 30 anos do massacre do Carandiru

Coordenação: Leonardo Baum (IFCH-UNICAMP)

Maurício Monteiro – Sobrevivente do Massacre no Pavilhão 9 do Carandiru; YouTube “Prisioneiro 84.901”; Empresário; Prof. de boxe (CNB); Diretor (IReC); Palestrante Espaço Memória Carandiru, MPP, UNIP, Uninove, FMU; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere .

Vander Máximo – Sobrevivente do cárcere; fotógrafo; empresário; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere [Instagram: @vsdigitalfotoevideo @vsalfaiataria ]

André du Rap – Sobrevivente do Massacre no Pavilhão 9 do Carandiru; Autor do livro Sobrevivente André du Rap; Agenda Nacional pelo Desencarceramento; Rede Literatura Marginal: a base de uma sociedade.

Debate: Camila de Lima Vedovello – PPGS - UNICAMP.

Programação de rodas de conversa

Biblioteca Beth Lobo do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu

(coordenação de Pietro Ferretti Rocco - PPGAS)

Workshop vidas para além do cárcere

10h - 11h

Canal prisioneiro 84.901: trajetória pós-cárcere

Roda de conversa com Maurício Monteiro

Sobrevivente do Massacre no Pavilhão 9 do Carandiru; YouTube “Prisioneiro 84.901”; Empresário; Prof. de boxe (CNB); Diretor (IReC); Palestrante Espaço Memória Carandiru, MPP, UNIP, Uninove, FMU; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere.

11h - 12h

Da realidade de um sobrevivente ao direito de um familiar

Roda de conversa com:

· Vander Máximo – Sobrevivente do cárcere; fotógrafo; empresário; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere [Instagram: @vsdigitalfotoevideo @vsalfaiataria]

· Denise Monteiro - Familiar Sobrevivente do Massacre do Carandiru; Bacharel  em Direito; Pós-Graduada em Direito Previdenciário; Diretoria do IReC (Instituto Resgata Cidadão); Genealogista: voltada para a pesquisa da história das famílias, sua linhagem e ascendência

14h - 15h

Ejiogbe

Roda de conversa com Yá Batia de Oxum

15h - 16h

Por Nós: origem do movimento, objetivo do coletivo

Roda de conversa com:

· Helen Baum – Sobrevivente do cárcere; Bacharel em direito e cursando pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal; Por Nós: Coletivo de Mulheres Sobreviventes do Cárcere; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere; Agenda Nacional pelo Desencarceramento; RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas.

· Mary Jello – Sobrevivente do cárcere. Assistente Social pela FMU; Por Nós: Coletivo de Mulheres Sobreviventes do Cárcere; RENFA - Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas; Primeira Frente de Sobreviventes do Cárcere

16h - 17h

Escrevivências para sobreviver: poesias do/no cárcere

Sarau com Luciana Peres de Lima