Lançamento do livro "Narcisismo e Reconhecimento: Os Rumos da Psicanálise na Teoria Crítica"

Data da publicação: qui, 25/08/2022 - 13h48min

O IFCH Unicamp recebe o lançamento do livro Narcisismo e Reconhecimento: Os Rumos da Psicanálise na Teoria Crítica, de Inara Luisa Marin, dia 02 de setembro, às 18 horas no Auditório Marielle Franco e com transmissão nos canais do instituto.

Lançado pela Editora Unifesp, a obra traz aborda dois princípios fundamentais da teoria crítica: a orientação para a emancipação e a crítica da “teoria tradicional”. Esses princípios operam como ferramentas de um diagnóstico de tempo presente (Zeitdiagnose) que, por sua vez, permite distinguir entre os potenciais e os obstáculos à emancipação, identificáveis nas sociedades capitalistas modernas. Na história da teoria crítica, esse diagnóstico é reformulado a cada vez com o correr das situações históricas, desde seu primeiro modelo materialista interdisciplinar até trabalhos mais recentes, numa constelação que mobiliza diferentes disciplinas das ciências humanas e, sobretudo – a que nos interessa aqui –, a psicanálise.

A autora Inara Marin é psicanalista e professora colaboradora do Departamento de Filosofia do IFCH Unicamp. É também pesquisadora do Cebrap, onde coordena o grupo de pesquisa sobre as atualizações da psicanálise na teoria crítica contemporânea. Atualmente, a autora trabalha com o tema da subjetivação da dominação sob a ótica da psicanálise e da teoria crítica.


Programação:

Data Título Local
sex, 02/09/2022 - 18:00 Lançamento do livro "Narcisismo e Reconhecimento: Os Rumos da Psicanálise na Teoria Crítica" Auditório Marielle Franco e canais do IFCH Unicamp