Minicurso "Como construir um caderno de campo hyperlinkado: estruturas de organização de dados digitais em softwares de notas"

Data da publicação: qui, 11/08/2022 - 15h57min

O Laboratório Antropológico de Grafia e Imagem (La'grima) promove o minicurso Como construir um caderno de campo hyperlinkado: estruturas de organização de dados digitais em softwares de notas, dia 12 de agosto, das 15 às 18 horas. O curso será ministrado por Clarissa Reche Nunes, pesquisadora do La'Grima e doutoranda do PPGCS.

A pesquisa em antropologia demanda a organização, sistematização e análise de materiais heterogêneos, que hoje passam a incluir uma série de links, prints, pdfs, etc. O objetivo deste ateliê aberto é apresentar modos de construção de um caderno de campo hyperlinkado que privilegie não somente a recuperação, mas principalmente “esfregações” criativas dos dados. O ateliê compreenderá as seguintes questões:

1. Fazer pesquisa é construir acervo
2. Softwares de notas, o que são e porque usar
3. Projetar estruturas de organização de dados digitais
4. Organizar do conhecimento como um problema antropológico

Duração: 3 horas 

Número de vagas disponíveis para o curso: 20 vagas

Link de inscrição: https://forms.gle/pjTw9TnF6iX7v4QL9


Programação:

Data Título Local
sex, 12/08/2022 - 15:00 Minicurso "Como construir um caderno de campo hyperlinkado: estruturas de organização de dados digitais em softwares de notas" Virtual