Povos do campo e ditadura civil-militar brasileira: as lutas por memória, verdade, justiça e as resistências do presente

Data da publicação: sex, 03/06/2022 - 15h06min

A próxima mesa dos Seminários LaPPA terá como tema Povos do campo e ditadura civil-militar brasileira:  as lutas por memória, verdade, justiça e as resistências do presente, dia 10 de junho, às 15 horas nos canais do IFCH Unicamp.

A mesa contará com a presença de Adriana Rodrigues Novais (Doutora em Ciências Sociais, pesquisadora do Lappa e dirigente do MST/SP), Danielle Tega (Professora da FCH/UFGD) e Gilmar Mauro (Coordenação Nacional do MST).

O Seminário tem como objetivo debater sobre a forma como se deram a inserção  dos Povos do Campo nas lutas pelo direito a memória, verdade e justiça com respeito às violações de direitos humanos cometidas durante a ditadura civil militar brasileira.  A partir disso, apresentar as críticas importantes à chamada Justiça de transição no Brasil. O debate perpassa questões candentes dos dias atuais, como por exemplo, com o ascenso na nova extrema direita; as violências contra os povos do campo; a criminalização das lutas e o genocídio dos povos indígenas. Entendemos que essas questões apontam para novas leituras e interpretações da nossa história recente e apontam para possibilidades de resistências no presente.

 


Programação:

Data Título Local
sex, 10/06/2022 - 15:00 Povos do campo e ditadura civil-militar brasileira: as lutas por memoria, verdade, justiça e as resistências do presente Canais do IFCH Unicamp no Youtube, Facebook e Twitter