Migrações, Refúgio e a Figura do Pária, com Eleni Varikas

Data da publicação: ter, 12/11/2019 - 09h28min

A Cátedra Sérgio Vieira de Mello e o Núcleo de Estudos de Gênero (Pagu) apresentam a conferência Migrações, Refúgio e a Figura do Pária ministrada pela Professora Eleni Varikas, dia 27 de novembro às 10 horas, na Sala Multiuso do IFCH Unicamp.

Eleni Varikas é professora emérita da Université de Paris 8, Science Politique, e do Centre d`Etudes Féminine, du Genre et des Sexualités do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques (CRESPA), compondo a equipe de pesquisa Genre, Travail, Mobilités, sendo uma das mais destacadas pesquisadoras europeias nas áreas de estudos de gênero e raça e conta com mais de duas dezenas de obras publicadas, além de uma vasta produção intelectual veiculada em inglês, francês e grego, por intermédio de artigos.

O reconhecimento internacional da excelência de sua produção garantiu a indicação de um de seus livros para o Franz Fanon Prize, e convites para lecionar e realizar palestras em universidades de reconhecido prestigio internacional, tais como a Universidade Livre de Bruxelas, a Universidade de Harvard, a Universidade de Yale e a Universidade da Califórnia em Los Angeles, entre outras.

Eleni Varikas tem colaborado enormemente para o aprofundamento da teoria sociológica critica por intermédio da releitura feminista de autores centrais para a sociologia clássica e contemporânea, como Max Weber, Theodor Adorno e Bruno Latour. Ela também contribuiu de maneira notável para a área de estudos pós-coloniais por meio de seu livro dedicado à genealogia da construção social do pária. Em português merece destaque a publicação dos seguintes livros da autora: A escoria do mundo. Figuras do Paria, Editora da Unesp, 2014; O género nas Sciéncias Sociais, Editora da Unesp, 2014 (com D. Chabaud, V. Descoutures, A-M. Devreux); Pensar o sexo e o gênero. Editora Unicamp, 2016."

qua, 27/11/2019 - 10:00 Migrações, Refúgio e a Figura do Pária, com Eleni Varikas Sala Multiuso do IFCH